Ato aconteceu durante Encontro Regional no Paraná
Publicado em 12/6/2023 - 12:30 Atualizado em 14/6/2023 - 15:14
Foz do Iguaçu (PR) – O auditório do Hotel Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), estava lotado para o Encontro Regional do Republicanos Paraná, realizado no último sábado (10). O evento marcou a filiação do ex-presidente da Petrobras General Joaquim Silva e Luna ao Republicanos.
A filiação do general faz parte de um importante processo de fortalecimento e desenvolvimento do Republicanos em todo o Brasil, visando às eleições 2024. Durante o discurso, Silva e Luna agradeceu a oportunidade de se filiar ao Republicanos no município paranaense. “Estamos dando o primeiro passo naquilo que, pretendo, seja uma longa e exitosa caminhada. Vou pedir a todos, que tem o mesmo pensamento que o meu, que procure aderir, desde já, para seguirmos juntos nessa caminhada. A partir de agora, considero que adquiro as pré-condições de começar a me inteirar mais da cidade, pensar em construir uma equipe para trabalhar comigo, montar um plano inicial e, quando for o período político, ter condições de divulgá-lo, já alinhado com o grupo que quiser trabalhar comigo”, disse.
O presidente estadual do Republicanos-PR, Valdemar Bernardo, destacou a filiação de Silva e Luna ao partido. “Sua presença valoriza ainda mais o Republicanos e fortalece nosso compromisso com o desenvolvimento do Brasil”, disse.
O presidente do Republicanos de Foz do Iguaçu, Sidney Prestes, enalteceu a vinda do ex-ministro para o partido. “O general traz uma experiência na Itaipu Binacional, que marcou o coração do iguaçuense. Me surpreendeu muito a disponibilidade dele em ajudar a nossa cidade”, completou.
Também estiveram presentes no local, importantes lideranças estaduais do partido, como os deputados estaduais Alexandre Amaro (Republicanos-PR), Márcio Pacheco (Republicanos-PR); Cantora Mara Lima (Republicanos-PR); o ex-deputado federal Aroldo Martins (Republicanos-PR); além de outras importantes autoridades.
Saiba Mais
Joaquim Silva e Luna, nasceu em 29 de Dezembro de 1949, em Barreiros (PE). Ingressou na carreira militar em 1969 pela Academia das Agulhas Negras. É pós-graduado em Política, Estratégia e Alta Administração da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, e em Projetos e Análise de Sistemas pela Universidade de Brasília (UnB).
Comandou o 6º Batalhão de Construção em Boa Vista (RR) e a 16ª Brigada de Selva em Tefé (AM), além de ter participado da Missão Brasileira de Instrução no Paraguai e ter atuado como adido militar em Israel (1999 a 2001).
Em cargos no executivo, o general foi ministro da Defesa de fevereiro de 2018 a Janeiro de 2019 durante o governo Michel Temer. Em seguida, assumiu a direção-geral de Itaipu Binacional, uma das maiores hidrelétricas do mundo e que pertence ao Brasil e ao Paraguai, que é responsável por 15% da energia elétrica consumida no Brasil.
Depois, foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para a presidência da Petrobras, onde permaneceu de abril de 2021 a março de 2022.
Texto: ARCO – Agência Republicana de Comunicação
Fotos: Ascom Republicanos Paraná