Entre os temas tratados, a alíquota de ICMS, segurança, imigração e os Yanomamis
Publicado em 15/2/2023 - 10:48
Atualizado em 16/2/2023 - 11:35
Brasília (DF) – O vice-governador de Roraima, Edilson Damião (Republicanos-RR), esteve em Brasília na última segunda-feira (13), para participar do Fórum Nacional de Vice-governadores. A reunião foi promovida com intuito de alinhar algumas discussões iniciadas pelos governos locais em eventos semelhantes a este, visando garantir o pleno funcionamento dos serviços públicos, como segurança pública, e a saúde fiscal dos estados, como a cobrança ou desoneração do ICMS pelos estados e as perdas financeiras causadas pelas várias alíquotas impostas a diferentes opções de produtos e insumos.
Durante o encontro, Edilson Damião lembrou que só no ano passado, Roraima deixou de arrecadar R$ 160 milhões em desonerações na aplicação em porcentagens do imposto, e que para 2023, espera-se um déficit ainda maior, na casa dos R$ 300 milhões.
Logo depois, a comitiva se reuniu com o Ministério da Justiça para tratar sobre ações e estratégias no combate ao feminicídio, a segurança nas regiões de fronteira, o fluxo migratório de venezuelanos para o estado e a questão dos Yanomamis.
Ao fim dos encontros, o vice-governador definiu como positiva a primeira reunião do fórum, e que pode passar as estratégias do estado para o combate aos resultados negativos sobre a entrada desordenada de imigrantes da Venezuela nos últimos anos, especialmente, entrando pela cidade de Pacaraima. “Além da questão Yanomami, pudemos debater e discutir com o ministro da Justiça, a situação dos imigrantes venezuelanos e a preocupação do governador Antonio Denarium com políticas públicas específicas para essa demanda”, finalizou.
Texto: ARCO – Agência Republicana de Comunicação
Fotos: cedidas