Vitória está há mais de 50 dias sem registrar homicídios 

Gestão de Lorenzo Pazolini celebra marco histórico, com resultado de políticas públicas integradas e educação

Publicado em 12/5/2025 - 15:06 Atualizado em 19/5/2025 - 09:23

Vitória (ES) – A cidade de Vitória (ES) alcançou um marco inédito: pela primeira vez em 29 anos, a capital do Espírito Santo está a 52 dias sem registrar nenhum homicídio. O dado, verificado pelo Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo, reflete o êxito de uma estratégia municipal robusta baseada na valorização da vida, investimento em tecnologia e integração entre forças de segurança.

O último mês sem assassinatos havia sido em 1996, quando começou a contagem dos dados e o novo recorde é resultado de um trabalho contínuo da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), em articulação com a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Abin, além da participação ativa da população.

Em entrevista ao Bom Dia ES, da TV Globo, o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos-ES) destacou que o sucesso da segurança em Vitória vai além da repressão policial. “Esse trabalho foi reformulado com foco na educação e na área social. Isso faz toda a diferença. O único caminho sustentável que acreditamos é a educação em tempo integral, com escolas atrativas, climatizadas, com práticas esportivas e musicais”, afirmou.

Segundo Pazolini, o município investe em educação, qualificação profissional, geração de emprego, renda e segurança alimentar para reduzir o aliciamento de jovens pela criminalidade. “É preciso oferecer oportunidades reais às pessoas. Transformar vidas por meio da educação é o que acreditamos”, completou.

Tecnologia e inteligência na base da prevenção

Desde 2021, a Prefeitura de Vitória iniciou um processo de reestruturação profunda da segurança pública. A Central de Monitoramento da Guarda (Ciom) hoje conta com 1.142 câmeras, além de drones, softwares de inteligência artificial, novas viaturas – inclusive blindadas – e armamentos modernos. A criação da Gerência de Inteligência permitiu maior precisão na prevenção e repressão ao crime, além de subsidiar ações conjuntas com outras corporações.

“O enfrentamento é constante e difícil, mas com o apoio das demais instituições conseguimos formar uma frente de combate forte. Prisões importantes de lideranças criminosas contribuíram para esse resultado positivo”, afirmou o secretário de Segurança Urbana, Amarílio Boni. A queda nos homicídios é expressiva: de janeiro a abril de 2025 foram 19 assassinatos, contra 47 no mesmo período de 2024 – uma redução de 60%.

Valorização da Guarda Municipal

Atualmente com 500 agentes, a Guarda de Vitória recebeu novos uniformes, plano de carreira, reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Bases operacionais foram reformadas e a estrutura ampliada, com previsão de contratação de mais 100 guardas ainda este ano. “A atuação da Guarda tem sido fundamental. Investimos em tecnologia, inteligência e na valorização dos servidores, o que fortaleceu a segurança municipal e permitiu respostas rápidas e eficientes”, destacou Boni.

Participação da comunidade

Apesar dos avanços, o prefeito reconhece que os desafios persistem, com o aumento a  roubos a comércios e ao cidadão em janeiro. “É preciso perseverar, ter resiliência e contar com a sociedade. É fundamental que os crimes sejam denunciados e registrados para que os inquéritos possam avançar.”

Pazolini concluiu exaltando o trabalho das forças de segurança: “Esse resultado não é só da Prefeitura ou da Guarda, é de todas as forças de segurança e da população de Vitória. É um orgulho para o Espírito Santo e um sinal de que o trabalho sério e integrado dá resultado”.

Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO), com informações da Prefeitura de Vitória
Foto: Leonardo Silveira/Prefeitura de Vitória

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend