Vitória é destaque nacional em acesso à saúde

1º lugar entre as capitais, cidade capixaba também conquistou o 4º lugar entre maiores municípios do país

Publicado em 30/10/2025 - 15:56

Vitória (ES) – A cidade de Vitória (ES) foi reconhecida como uma das líderes nacionais em acesso à saúde no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento, que analisou 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, colocou a capital capixaba na 4ª posição nacional no pilar “Acesso à Saúde”, subindo 18 posições em relação ao ano anterior e a primeira entre todas as capitais.

O ranking avalia a competitividade dos municípios com base em diversos indicadores que medem o bem-estar da população e a efetividade das políticas públicas, com foco em pilares como acesso e qualidade dos serviços de saúde. O resultado também mostra a excelência na gestão do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). “Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo de uam gestão que acredita no planejamento, na tecnologia e na valorização das pessoas. Investimos para tornar a saúde de Vitória mais acessível, moderna e humana. Cada avanço representa o compromisso da nossa cidade com o cuidado com a vida”, disse.

Avanços em vacinação e pré-natal

De acordo com os dados divulgados, Vitória registrou melhorias expressivas em diversos indicadores relacionados à saúde pública. Destaque para o avanço na cobertura vacinal, em que a capital capixaba subiu 122 posições em comparação com a edição anterior do ranking. Também houve melhora significativa no indicador de atendimento pré-natal, com salto de 43 posições.

Outro fator que contribuiu para o bom desempenho foi a ausência de óbitos maternos na cidade, o que reforça a qualidade dos serviços oferecidos à população feminina durante a gestação.

Além dos indicadores tradicionais, Vitória também foi reconhecida por seus investimentos em tecnologia e digitalização do atendimento, com a implantação de totens de autoatendimento, agendamentos online e ampliação do horário de funcionamento de unidades básicas de saúde, inclusive aos fins de semana e feriados.

Ranking reflete compromisso com políticas públicas eficientes

O Ranking de Competitividade dos Municípios é um instrumento criado para apoiar gestores públicos na tomada de decisões estratégicas. A divisão dos pilares em “Acesso” e “Qualidade” tem o objetivo de oferecer uma análise mais precisa, evitando que a oferta de muitos serviços encubra falhas em sua eficácia.

Segundo o CLP, municípios que conseguem garantir o acesso à saúde de forma ampla e com qualidade promovem maior qualidade de vida, longevidade e, consequentemente, maior produtividade e competitividade local.

Veja também:

Vitória é a cidade mais inteligente do Brasil

Gestão de Lorenzo Pazolini transforma Vitória com equilíbrio fiscal e qualidade de vida

Vitória, Campinas e Barueri são destaques no Ranking de Competitividade 2025

Vitória conquista 2º lugar nacional em alfabetização infantil

Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Foto: cedida

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend