Vitória, Campinas e Barueri são destaques no Ranking de Competitividade 2025

Cidades governadas pelo Republicanos lideram em gestão pública, educação, saúde e segurança

Publicado em 28/8/2025 - 13:16

Brasília (DF) – O Centro de Liderança Pública divulgou, nesta semana, o sexto Ranking de Competitividade dos Municípios que avalia as melhores cidades do Brasil medindo diversos requisitos, como trânsito, saúde, educação, saneamento, moradia, dependendo da eficácia da gestão pública local. Entre as dez primeiras colocadas, Vitória (ES), em 2º lugar; Campinas (SP), em 6º; e Barueri (SP), em 9º; são destaques. Em comum, essas três cidades são governadas por prefeitos do Republicanos: Lorenzo Pazolini, na capital capixaba; Dário Saadi e Beto Piteri nas cidades paulistas.

O ranking mede a capacidade de entregar políticas públicas mais eficientes, sustentáveis e inovadoras, por meio de 65 indicadores distribuídos em 13 pilares e três dimensões: instituições, sociedade e economia.

A competitividade é entendida como a habilidade de um município usar bem seus recursos e focar em resultados, o ranking oferece diagnóstico e estímulo para esse progresso.

Vitória, referência em gestão pública

Vitória avançou uma posição, e ultrapassou São Paulo com  o 2º lugar no ranking geral. A capital do Espírito Santo é a mais bem colocada entre as quatro capitais da Região Sudeste e líder no pilar capital humano, com quase o dobro da média brasileira em eficiência administrativa.

Campinas, modelo em saneamento e saúde

O município campineiro ocupa a 6ª colocação nacional e a terceira na Região Sudeste, destacando-se com saneamento básico 55 % acima da média nacional. Também figura entre as melhores do país também no pilar da saúde pública, consolidando-se como cidade com alta qualidade de vida.

Barueri, destaque em segurança e educação

Com mais de 330 mil habitantes, Barueri supera a média nacional em praticamente todos os pilares avaliados. Apresenta desempenho duas vezes superior à média brasileira em segurança e educação, reforçando a força da gestão municipal republicana com Beto Piteri.

A cidade ocupa a 9ª colocação nacional e a 5ª na Região Sudeste.

Santos e Sorocaba

Também governadas por prefeitos do Republicanos, Santos e Sorocaba também se destacam com boas colocações no estudo.

Gerida pelo prefeito Rogério Santos, Santos segue sendo referência no litoral paulista com histórico positivo em infraestrutura urbana. A cidade da Baixada ocupa a 15ª colocação nacional e a 9ª na Região Sudeste.

Já Sorocaba, liderada pelo prefeito Rodrigo Manga, ocupa a 25ª posição com destaque para o polo regional do interior e bons indicadores em mobilidade e educação.

Resultados nacionais

Já a nível Brasil, o ranking de 2025 mostra disparidades regionais marcantes: todos os 60 municípios mais competitivos são do Sul ou Sudeste, enquanto 37 dos 50 menos competitivos estão no Norte ou Nordeste. Entre as cinco primeiras posições, todas são ocupadas por capitais: Florianópolis (SC), Vitória (ES), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

Estados

Já entre os estados, São Paulo ocupa a 1ª colocação no geral. Governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), a unidade da federação se destaca em infraestrutura, capital humano, eficiência da máquina pública e solidez fiscal.

Dados guiam boas decisões

O Ranking de Competitividade dos Municípios 2025 mostra que decisões públicas mais eficazes nascem da boa gestão orientada por evidências. Municípios como Vitória, Campinas e Barueri, sob liderança do Republicanos, são exemplos de resultados concretos em áreas essenciais como educação, saúde, segurança e capital humano.

A plataforma rankingdecompetitividade.org.br está aberta ao público e oferece acesso gratuito a todos os dados e comparativos. Os dados do ranking podem ser acessados em mapas, tabelas e painéis interativos em uma plataforma aberta e gratuita, completamente reformulada. Acesse em rankingdecompetitividade.org.br.

Texto e arte: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend