Parlamentar é um dos idealizadores da homenagem que concede o Título de Guardião dos Saberes a seis mestres da capoeira
Publicado em 19/11/2019 - 00:00
Atualizado em 23/6/2020 - 14:48
Salvador (BA) – A Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira, presidida pelo vereador Luiz Carlos (Republicanos), em parceria com o Centro Universitário Dom Pedro II (UNIDOM), entrega, nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o Título Guardião dos Saberes e Memórias da Cultura Africana e Afro-Brasileira a seis mestres de capoeira, que fizeram história no Brasil e no mundo disseminando cultura e arte.
A 2ª segunda edição da premiação conta com o apoio da Federação de Capoeira da Bahia (Fecaba) e será realizada às 17h no auditório do Centro Universitário Dom Pedro II, no Comércio, em frente à Praça da Inglaterra.
Algumas das personalidades homenageadas conviveram com ícones da capoeira, como Mestre Bimba, criador da Capoeira Regional e Mestre Pastinha, fenômeno da Capoeira Angola.
Receberão o título: Mestre Brandão; Mestre Bola Sete, discípulo do Mestre Pastinha; Mestre Xaréu, discípulo do Mestre Bimba; Mestre Saci; Mestre Piloto; e Mestre Itapoan, também da turma do Mestre Bimba.
Luiz Carlos avalia a homenagem como mais um momento histórico em favor da capoeira em Salvador. “Os mestres merecem todo o respeito, pois carregam consigo parte da história de um povo, haja vista que a capoeira é um importante instrumento artístico e cultural, que tem a sua essência preservada pelos mestres que estão sendo reconhecidos por meio deste título”, afirmou o republicano.
Texto: Jordânia Freitas/Ascom – vereador Luiz Carlos
Foto: Cedida
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)