Campinas é líder no Ranking Nacional de Saneamento 2025

Cidade é a única do país a alcançar nota máxima em todos os indicadores avaliados

Publicado em 15/7/2025 - 17:20 Atualizado em 17/7/2025 - 09:27

Campinas (SP) – Campinas lidera o Ranking Nacional de Saneamento 2025, conforme relatório divulgado nesta terça-feira (15) pelo Instituto Trata Brasil. O município é o único do país a obter nota 10 em todos os quesitos avaliados: atendimento total de água, atendimento de coleta de esgoto, índice de tratamento total de esgoto, índice de perdas na distribuição e investimento médio per capita.

A conquista é resultado direto dos investimentos realizados pela Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa), que desde 2021 aplicou quase R$ 1,1 bilhão no Plano Campinas 2030 — um marco na história da empresa.

O desempenho é especialmente relevante diante das exigências do Novo Marco Legal do Saneamento, que estabelece o ano de 2033 como prazo para que os municípios alcancem 99% de cobertura em água tratada e 90% em coleta e tratamento de esgoto. Campinas atingiu esses índices dez anos antes do prazo legal.

Para o prefeito Dário Saadi (Republicanos), a posição de liderança no ranking comprova a eficácia das políticas públicas implementadas no setor. “Ampliamos reservatórios, trocamos redes antigas, reforçamos a infraestrutura de esgoto e nos preparamos para enfrentar as mudanças climáticas. Isso nos levou do 24º ao 1º lugar no país”, declarou.

Investimentos que transformam

Entre os destaques do Plano Campinas 2030 estão a construção de 20 novos reservatórios de água, que garantem abastecimento por até 20 horas em situações de crise. A capacidade de armazenamento chegou a 196 milhões de litros, beneficiando mais de 350 bairros e cerca de 750 mil moradores.

A cidade também substituiu 473 km de redes antigas por novas, de polietileno de alta densidade, reduzindo significativamente o índice de perdas de água — atualmente em 18,02%, um dos mais baixos do Brasil. Essa eficiência evitou a retirada de 3 bilhões de litros de água dos rios locais entre 2021 e 2024.

Além disso, foram instalados 240 km de novas redes de água, 190 km de esgoto e construídos 40 km de subadutoras, fortalecendo a distribuição e o acesso a serviços essenciais. Em núcleos residenciais, mais de 100 intervenções beneficiaram diretamente 83 mil pessoas, promovendo individualização de ligações de água e inclusão de novas famílias à rede. “Julho é mês de aniversário de Campinas e esse, é um grande presente não só para a Prefeitura de Campinas, mas um presente para a população de Campinas, que sem dúvida, tem que se orgulhar de ser a cidade campeã de saneamento básico em todo o Brasil”, comemorou Dário.

Sobre o ranking

O Instituto Trata Brasil monitora desde 2009 os indicadores de saneamento dos 100 maiores municípios do país, com base nos dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA), vinculado ao Ministério das Cidades. A edição de 2025 considerou os números referentes ao ano de 2023.

Texto: Com informações da Prefeitura de Campinas
Foto: Firmino Piton/Prefeitura de Campinas

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend