Projeto “Câmara nas Escolas” foi anunciado ontem (23), durante sessão, pelo secretário de Comunicação da Câmara, vereador Luiz Carlos (PRB)
Publicado em 24/4/2019 - 00:00
Atualizado em 9/7/2020 - 09:39
Salvador (BA) – Estudantes de escolas públicas e privadas de Salvador vão estar mais próximos dos vereadores e da Câmara Municipal a partir de agora. É o que promete o projeto “Câmara nas Escolas”. A iniciativa foi anunciada ontem (23), durante sessão, pelo secretário de Comunicação da Câmara, vereador Luiz Carlos (PRB).
O projeto consiste na visita de pelo menos um vereador por mês às instituições de ensino da cidade, para abordar a importância da Câmara na vida da sociedade e o papel dos vereadores no desenvolvimento do município.
O objetivo do Câmara nas Escolas é aproximar ainda mais a juventude do Poder Legislativo, da instituição e da política em geral, bem como fazer com que os jovens entendam a função dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário na cidade.
Na tribuna, o secretário disse que a população, sobretudo a juventude, tem construído uma imagem ruim da classe política, por conta dos casos de corrupção. “Esse projeto é de fundamental importância para estreitar esse relacionamento entre a Casa e a juventude, através da rede escolar”, afirmou o vereador.
Funcionamento
Por meio de uma apresentação lúdica, com apoio de material gráfico e vídeo, durante aproximadamente uma hora os estudantes recebem informações sobre a composição da Câmara, seus vereadores e suas atribuições. Os alunos também poderão fazer questionamentos e esclarecer dúvidas quanto ao trabalho do vereador no dia a dia da cidade.
Cronograma
O cronograma de visitas busca contemplar sempre um vereador diferente para participar do projeto. As visitas começam ainda neste mês de maio, na Escola Municipal Arlete Magalhães, em Castelo Branco. A expectativa é que pelo menos 8 escolas recebam o projeto este ano.
“A Câmara já tem um programa que recebe os estudantes para conhecer a estrutura da Casa, mas muitas escolas deixam de vir por diversas questões como a logística. Então, nada melhor do que a gente facilitar essa comunicação e a Câmara ir até os estudantes”, explicou o vereador Luiz Carlos.
Agendamento
O programa é voltado para estudantes a partir do 9º ano do Ensino Fundamental e neste primeiro momento serão priorizadas visitas nas maiores escolas públicas de cada região da cidade, como centro, subúrbio, Cajazeiras. Mas qualquer escola, de qualquer bairro, pode ligar para a Câmara e solicitar a visita da Câmara nas Escolas. A marcação pode ser realizada pelo telefone da Secretaria de Comunicação (71) 3320-0332 .
Texto e foto: Ascom – vereador Luiz Carlos