Republicana propôs cartazes sobre direitos da pessoa idosa e recesso ampliado para servidores da educação com apoio do Legislação 10
Publicado em 1/7/2025 - 16:11
Tabatinga (AM) – Em seu primeiro mandato como vereadora pelo Republicanos, a professora Natália Hidalgo vem se destacando por uma atuação comprometida com a população do município de Tabatinga, localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Apesar dos desafios enfrentados por mulheres na política, especialmente aquelas em início de carreira parlamentar, Natália tem demonstrado dedicação, capacidade técnica e sensibilidade social, com o apoio fundamental do projeto Legislação 10, promovido pelo Mulheres Republicanas.
“Somos poucas nas Câmaras Municipais. Enfrentamos resistência por ser mulher e, às vezes, por estar no primeiro mandato. Por isso, temos nos preocupado em estudar o regimento interno, ler a Lei Orgânica e entender melhor esse mundo político”, afirma a parlamentar, que defende o aprofundamento do conhecimento como ferramenta essencial para exercer um mandato de impacto.
Com base nas orientações e trocas de experiências oferecidas pelo Legislação 10, Natália já apresentou propostas significativas no legislativo municipal. Entre elas, destaca-se o Projeto de Lei 014/2025, que determina a obrigatoriedade da afixação de cartazes informativos sobre os direitos da pessoa idosa em locais de grande circulação no município. A medida visa promover a conscientização da população e garantir maior visibilidade aos direitos da pessoa idosa, contribuindo para o respeito e valorização dessa parcela da sociedade.
Outra iniciativa de destaque é a Indicação 020/2025, que sugere ao Poder Executivo a ampliação do recesso escolar para todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação. A proposta prevê a organização de escalas definidas e comunicadas com antecedência, garantindo melhor planejamento e valorização do trabalho desses profissionais.
“Como vereadora de primeiro mandato, eu não tinha tanta experiência na elaboração de projetos de lei. No grupo do Legislação 10, cada uma compartilha ideias e ações que funcionaram em seus municípios, e isso nos inspira e orienta na criação de propostas locais”, explicou a parlamentar, que participa ativamente das trocas promovidas.
Natália também destaca o papel fundamental de lideranças nacionais como a senadora Damares Alves, secretária nacional do Mulheres Republicanas, e da advogada Carla Rodrigues, que coordenam o Legislação 10. “Mesmo aqui em Tabatinga, tão distante de Brasília e São Paulo, recebo suporte. Sempre que tenho dúvidas, envio mensagem à Dra. Carla que, prontamente, me responde. As trocas dentro do grupo são ricas e têm me ajudado a desenvolver meu mandato com mais segurança”, completou.
Em um município com peculiaridades geográficas e logísticas como Tabatinga, o acesso a redes de apoio e capacitação é fundamental. Para Natália Hidalgo, iniciativas como o Legislação 10 representam não apenas um suporte técnico, mas também um símbolo de fortalecimento da presença feminina no poder legislativo municipal. “As ideias compartilhadas têm feito a diferença. Buscamos ações que somem para o município e para as pessoas que mais precisam”, concluiu.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

