Iniciativas foram inspiradas na Coordenação Temática Republicanas do Agro
Publicado em 9/9/2025 - 12:58
Matão (SP) – Após assumir a coordenação estadual do Republicanas do Agro São Paulo, a vereadora Ana Mondini (Republicanos) deu início aos trabalhos protocolando dois projetos de lei que integram a agenda nacional da coordenação temática. As propostas têm como objetivo aproximar a política das realidades do campo, promovendo conscientização, proteção e novas oportunidades para as mulheres rurais.
Entre as propostas está o Projeto de Lei nº 191/2025, que institui o Dia Municipal da Mulher do Campo, a ser celebrado, anualmente, em 15 de outubro, em consonância com o Dia Internacional das Mulheres Rurais instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa busca valorizar e dar visibilidade ao papel estratégico das mulheres rurais no desenvolvimento econômico, social e cultural, além de fomentar políticas públicas voltadas à saúde, capacitação técnica, autonomia econômica e combate à violência de gênero.
A segunda proposta cria a Semana Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Campo, mais conhecida como “Maria da Penha vai à Roça”, a ser realizada na primeira semana de agosto, em alusão à Campanha Nacional Agosto Lilás. A medida está prevista no Projeto de Lei nº 189/2025 e tem como objetivo a promoção de ações educativas, rodas de conversa, mutirões itinerantes de apoio jurídico e psicossocial, além da capacitação de agentes comunitários para prevenir e enfrentar a violência doméstica e familiar no meio rural.
“Nosso compromisso é unir política, educação, igualdade de gênero e fortalecimento do agro, sempre com olhar humano e transformador. Juntas, somos mais fortes e faremos história pelo protagonismo feminino”, destacou a Ana Mondini.
Novo desafio
Ana Mondini (Republicanos) tomou posse como coordenadora estadual do Republicanas do Agro São Paulo durante as comemorações dos 20 anos do partido. A coordenação temática “Republicanas do Agro” foi lançada com duas grandes campanhas “Maria da Penha vai à Roça” e “Mulher no Agro, Tome Partido!”, com a missão de ampliar a representatividade feminina no campo, fortalecer o enfrentamento à violência doméstica e abrir caminho para que agricultoras e trabalhadoras rurais conquistem espaço na política.
“É a maior conquista partidária da minha vida pública. É um cargo de extrema relevância, pois simboliza a força do agronegócio paulista e, acima de tudo, nos dá a oportunidade de fortalecer a voz das mulheres do campo, garantindo dignidade, proteção e oportunidades a todas elas” , afirmou Ana Mondini.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional




