“Cada nova Deam representa um avanço na defesa da vida e da dignidade das mulheres”, diz republicana
Publicado em 8/10/2025 - 15:17
Rio de Janeiro (RJ) – A deputada estadual republicana Tia Ju (RJ), também secretária nacional adjunta do Mulheres Republicanas, participou da inauguração da nova Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) da Zona Sul, localizada na Gávea, e destacou que a iniciativa é um importante passo para o fortalecimento da rede de proteção e acolhimento às vítimas de violência.
“Cada nova Deam representa um avanço na defesa da vida e da dignidade das mulheres. Seguimos firmes nessa luta, trabalhando para que nenhuma mulher sofra em silêncio”, afirmou Tia Ju, ressaltando a importância da expansão das políticas públicas voltadas à proteção feminina.
Durante a cerimônia, a parlamentar também enfatizou sua trajetória de luta em defesa das mulheres e a necessidade de ampliar equipamentos especializados em todas as regiões do estado. “Eu sou uma defensora ferrenha do combate à violência contra a mulher e contra as meninas. Não abrimos mão disso e a gente precisa realmente ter equipamentos como esse. A Zona Sul, como foi dito aqui, é cercada, também, de comunidades, e essa unidade vai atender todas as classes, até mesmo porque esse mal, essa chaga chamada violência contra a mulher, não olha a classe social”, completou a republicana.
A nova unidade, a 15ª do estado, vai reforçar o atendimento às mulheres da região, permitindo que a Deam do Centro concentre suas atividades na área Central e na Zona Norte. Sob a coordenação da delegada Rosa Carvalho, profissional experiente no enfrentamento à violência doméstica, a unidade conta com brinquedoteca, sala de oitiva especial e posto de atendimento no térreo, garantindo acolhimento humanizado e acessibilidade.
O governador Cláudio Castro ressaltou o papel da nova Deam na ampliação dos serviços de proteção. “A criação desta unidade é mais um passo na política de fortalecimento da rede de proteção às mulheres do nosso estado. Estamos ampliando serviços, qualificando equipes e garantindo acolhimento digno e especializado”, disse.
Além da inauguração, o Governo do Estado e o Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher anunciaram dois novos projetos em fase final: a Deam de Campo Grande e a Deam Digital, que permitirá o registro de ocorrências e pedidos de medidas protetivas pela internet, uma inovação que facilitará o acesso das vítimas aos serviços de segurança e justiça.
A iniciativa integra um conjunto de ações que têm transformado o enfrentamento à violência de gênero no Rio de Janeiro. Em agosto, foi lançado o Observatório do Feminicídio, plataforma que reúne dados de segurança, justiça e saúde para embasar políticas públicas mais eficazes. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), entre janeiro e agosto de 2025 foram registrados 60 casos de feminicídio, nove a menos que no mesmo período do ano anterior.
A deputada Tia Ju, que há anos se dedica à defesa dos direitos das mulheres, celebrou o avanço das ações do governo e reafirmou seus esforços por um estado mais justo e seguro para todas. “Ver mais uma Deam sendo inaugurada é motivo de esperança. É saber que estamos avançando na construção de uma rede de proteção cada vez mais presente e eficiente. Lutamos para que toda mulher saiba que não está sozinha”, finalizou.
Espaços de atendimento à mulher no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro conta, atualmente, com 15 Deams em operação, além de programas como a Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, o aplicativo Rede Mulher e os Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAMs e CIAMs), que ofereceram mais de 11 mil atendimentos em 2024, incluindo apoio jurídico, psicológico e social.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional






