Retrospectiva 2025: evento do Mulheres Republicanas e formação de lideranças são destaques em março

2º Encontro do Mulheres Republicanas proporcionou uma verdadeira imersão para mandatárias de todo o Brasil

Publicado em 5/1/2026 - 08:00

O mês de março de 2025 foi marcado por uma intensa agenda institucional do Mulheres Republicanas Nacional, com destaque para a realização de grandes encontros voltados à formação, capacitação e fortalecimento das lideranças femininas, além do reconhecimento público a mulheres que se destacam na defesa dos direitos das mulheres e na construção de políticas públicas transformadoras.

O Mulheres Republicanas promoveu importantes eventos, entre eles o 2º Encontro do Mulheres Republicanas, que proporcionou uma verdadeira imersão para mandatárias de todo o Brasil. A iniciativa reforçou o compromisso do movimento com a qualificação política, a troca de experiências e o fortalecimento da atuação feminina nos espaços de poder. O evento reuniu deputadas federais, deputadas estaduais, vereadoras, prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, gestoras públicas e filiadas republicanas, que compartilharam experiências de suas trajetórias, desafios enfrentados na vida pública e estratégias para ampliar a presença feminina no meio político.

“Que os treinamentos sejam extremamente profícuos e que vocês possam voltar para os seus mandatos com pensamentos voltados para políticas públicas, que enalteçam a política, a família, as crianças e as mulheres. Mulheres, tomem partido”, destacou o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), durante a abertura do evento.

A secretária nacional do Mulheres Republicanas, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), também reforçou o compromisso com a capacitação das mandatárias. “Não é um encontro festivo, é uma imersão, um treinamento. Estamos eleitas, e agora? Esta é a pergunta que norteia este encontro. Agora, as melhores prefeitas e vereadoras do Brasil serão as republicanas. As nossas vereadoras sairão daqui autoridades, com o pen drive e todos os projetos de lei que vão apresentar”, disse.

No Senado Federal, março também foi marcado pelo reconhecimento da trajetória de mulheres que atuam em defesa da igualdade e dos direitos femininos. A ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e secretária-geral do Mulheres Republicanas Nacional, a advogada Cristiane Britto, foi agraciada com o Diploma Bertha Lutz, uma das mais importantes honrarias concedidas pelo Senado a mulheres que se destacam na promoção dos direitos das mulheres e da cidadania. A homenagem simboliza o reconhecimento institucional à atuação firme e comprometida de Cristiane Britto na defesa das pautas femininas. “A minha expectativa é a melhor possível de estar recebendo o Diploma Bertha Lutz, que é um reconhecimento para quem atuou e atua na pauta de defesa dos direitos das mulheres. É uma honra receber e ser indicada pela senadora Damares Alves, que é um ícone na defesa das mulheres”, afirmou a republicana.

Ainda em Brasília, a senadora Damares Alves (DF) comemorou a aprovação de medidas voltadas à proteção de crianças contra afogamentos em piscinas, reforçando a importância da prevenção e da adoção de políticas públicas que garantam a segurança e a proteção da infância. A iniciativa representa um avanço significativo na defesa da vida e na conscientização sobre acidentes domésticos.

Outro espaço relevante de fortalecimento institucional foi o V Encontro Nacional das Procuradoras da Mulher no Legislativo, que reuniu vereadoras, deputadas estaduais e federais, além de senadoras vinculadas à Rede Nacional de Procuradorias da Mulher, para debater iniciativas em favor dos direitos das mulheres, o enfrentamento à violência política de gênero e o fortalecimento das procuradorias como instrumentos de acolhimento e defesa da cidadania feminina. A secretária estadual do Mulheres Republicanas São Paulo, deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP), é 1ª Procuradora Adjunta da Mulher na Câmara. “A cooperação entre os órgãos e o trabalho em rede é fundamental para melhorar as políticas públicas voltadas para as mulheres, garantindo uma ação integrada e mais eficiente”, disse a republicana, que participou ativamente do segundo painel, debatendo justamente a cooperação entre órgãos e trabalho em rede.

A saúde da mulher também ganhou protagonismo ao longo do mês, com ações alusivas ao Março Lilás, campanha dedicada à conscientização e à prevenção do câncer do colo do útero, reforçando a importância do diagnóstico precoce, do acesso à informação e da ampliação das políticas públicas de saúde voltadas às mulheres em todo o país.

No cenário político nacional, a presença feminina republicana foi ampliada com posse da deputada federal Kátia Dias, fortalecendo a representação das mulheres na Câmara dos Deputados. Outro marco histórico ocorreu em Porto Alegre (RS), onde o Republicanos fez história ao constituir uma bancada 100% feminina na Câmara Municipal, um feito que simboliza o avanço da representatividade e da liderança das mulheres na política local.

No Distrito Federal, o Mulheres Republicanas DF promoveu campanha de filiação partidária, fortalecendo a participação feminina na política e incentivando novas mulheres a ocuparem espaços de decisão. A iniciativa reforçou o compromisso do movimento com a ampliação do engajamento feminino e a construção de uma política mais plural e representativa. “Queremos estimular mais mulheres a participarem da política e mostrar que o Republicanos é um partido comprometido com suas pautas e com o futuro do Brasil. Tragam suas ideias, projetos e perspectivas para juntas efetivarmos esse crescimento”, reforçou Tânia Teixeira, secretária do Mulheres Republicanas DF.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend