Republicanos reforçam compromisso com a valorização dos professores e a modernização da educação no Brasil

Educação é um dos pilares defendidos no Manifesto Político

Publicado em 15/10/2024 - 09:55

Nesta terça-feira, 15 de outubro, o Brasil celebra o Dia do Professor, um reconhecimento ao trabalho indispensável desses profissionais que moldam as futuras gerações e são agentes fundamentais de transformação social. Muito mais do que transmitir conhecimento, os professores são responsáveis por inspirar, construir valores e preparar crianças e jovens para os desafios do mundo. Alinhado à importância dessa missão, a educação está no centro do Manifesto Político do Republicanos, com propostas que visam fortalecer e modernizar o sistema educacional brasileiro.

Entre os compromissos do partido está a defesa de uma educação básica não-ideológica e mais pragmática, que capacite os alunos com habilidades práticas para a vida e o mercado de trabalho. O Republicanos também propõe o fortalecimento do ensino técnico e profissionalizante, com amplas oportunidades para jovens que buscam qualificação e independência financeira, além de defender a inclusão de disciplinas como empreendedorismo, tecnologia da informação e finanças no ensino básico, que preparam os estudantes para os desafios contemporâneos.

Outro ponto defendido pelo Republicanos é a adoção de novas tecnologias no processo pedagógico, tornando o ensino mais dinâmico e eficaz, e a meritocracia como valor central, reconhecendo e premiando o esforço e o desempenho de alunos e professores.

Essas propostas refletem a posição firme do partido, como reafirmado pelo presidente nacional, o também professor, deputado federal Marcos Pereira, ao destacar que a educação é uma das principais bandeiras do Republicanos. “A educação é o caminho mais seguro para transformar a vida de jovens, crianças e, também, de adultos. Sabemos que o papel do professor é fundamental nesse processo. É por meio de suas orientações, dedicação e compromisso que cada aluno tem a chance de crescer, aprender e se tornar protagonista de seu próprio futuro”, destaca.

Atuação pela valorização dos profissionais

A proteção e a valorização dos professores também estão no foco da atuação parlamentar de vários republicanos pelo Brasil. No Amazonas, a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro é autora de uma proposta que assegura aos professores exames gratuitos de prevenção e tratamento da disfonia (distúrbio que se caracteriza por uma dificuldade na emissão vocal, também conhecida como rouquidão). A proposta busca cuidar da saúde vocal dos professores, que têm a comunicação como sua principal ferramenta de trabalho. “Os professores enfrentam uma sobrecarga enorme e cuidar da saúde vocal é essencial para que possam continuar desempenhando suas funções de forma eficiente”, afirma a deputada.

Além da saúde, a segurança dos professores é uma prioridade. Na Câmara, o deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF) apresentou um projeto de lei que propõe a indenização, em dobro, para os profissionais que sofrerem agressões no exercício de suas funções. Segundo o republicano, “a violência nas escolas tem sido um problema crescente e a medida visa proteger os professores e punir os agressores, além de garantir que os custos com afastamentos sejam devidamente ressarcidos ao Estado”. Fred também propôs a realização de sessão solene para celebrar o Dia do Professor.

Em outra frente, a segurança no ambiente escolar também foi abordada em projeto apresentado pelo deputado federal Jeferson Rodrigues (Republicanos-GO). Ele defende a adoção de medidas como a instalação de câmeras e detectores de metal nas escolas de todo o país, com o objetivo de garantir um ambiente seguro para professores e alunos, protegendo-os de atos de violência que têm se tornado cada vez mais comuns.

A flexibilização do acúmulo de cargos para professores, por meio da PEC 169/19, é outro avanço defendido pela secretária estadual do Mulheres Republicanas São Paulo, deputada federal Maria Rosas. A proposta dá liberdade aos professores para exercerem outras funções remuneradas além da docência, ampliando suas oportunidades e respeitando sua autonomia de escolha. “A aprovação da PEC corrobora com a uma pesquisa da Câmara dos Deputados, onde 97% das pessoas aprovaram a iniciativa. Isso só reforça meu comprometimento com os direitos dos professores. Agradeço aos meus colegas de comissão pela aprovação”, conclui.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend