Republicanas participam da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 em Maceió

Maria Rosas (SP), Rogéria Santos (BA) e Ely Santos (SP) participaram ativamente nos dias 1º e 2 de julho

Publicado em 2/7/2024 - 16:31

Maceió (AL) – Ampliar a participação das mulheres na política e nas discussões que estão no centro das atenções mundiais. Com esse objetivo, foi realizada, nessa segunda (1º) e terça-feira (02/07), em Maceió-AL, a 1ª Reunião das Mulheres Parlamentares do P20, o fórum do Poder Legislativo do G20. No encontro histórico, que reuniu 171 parlamentares de 26 países, destacou-se a ativa participação das deputadas federais republicanas Maria Rosas (SP), Rogéria Santos (BA) e Ely Santos (SP).

Com o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, o evento, também com a participação de representantes de cinco organismos internacionais, como a União Interparlamentar, a União Europeia, a ONU, a ONU Mulheres e o Mercosul, debateu os temas prioritários da cúpula deste ano: mudança do clima e desenvolvimento sustentável; inclusão social e combate à fome e à pobreza; e reforma das instituições globais.

Participação das deputadas republicanas

Para a deputada Maria Rosas, participar do evento é um marco significativo na sua trajetória como mulher e parlamentar. “Este evento representa um reconhecimento e uma oportunidade de unir forças com outras mulheres líderes de diversos países, para discutir e promover políticas que beneficiem a inclusão e a igualdade de oportunidades. É um espaço onde podemos compartilhar experiências, desafios e conquistas, fortalecendo a nossa voz e ampliando o impacto das nossas ações no cenário global”, afirmou.

A deputada Ely Santos enalteceu a importância da participação das parlamentares mulheres em discussões mundiais. “Essa participação é essencial. Os temas do G20 deste ano são fundamentais para o futuro de todos. As mulheres trazem perspectivas únicas e importantes para essas questões, garantindo que as soluções sejam mais abrangentes e justas”, ressaltou.

Já a deputada Rogéria Santos destacou a necessidade de o Brasil ampliar a participação das mulheres na política, que, em comparação com outros países – inclusive menores – ainda possui uma representação tímida: “Enquanto alguns países têm até 47% do seu parlamento composto por deputadas, o Brasil possui apenas 18%”.

Rogéria Santos também contextualizou seu papel como secretária estadual do Mulheres Republicanas Bahia, ressaltando o compromisso do movimento em capacitar mulheres como lideranças políticas. “Estar aqui é mais uma força motivadora para continuar a luta pela inserção de mulheres. Muito me alegra saber que estou no caminho certo, porque esse é meu trabalho diuturnamente no meu estado, na Bahia: formar e preparar mulheres para os espaços de poder na política”, acrescentou.

Benefícios do intercâmbio internacional

Para as republicanas, o intercâmbio com parlamentares de todo o mundo é positivo para a política brasileira. “Os benefícios são muitos. Inclusive, o próprio network de conhecer as políticas públicas e legislações desses países. Verificamos o quanto alguns deles têm legislações e políticas públicas bem à frente do Brasil. Mas também vemos que, em muitos aspectos, estamos à frente de algumas nações”, observou Rogéria Santos, complementando: “Essa troca de experiências traduz uma maturidade que nos motiva a lutar ainda mais pelo nosso povo”.

Ely Santos também reforçou a relevância do evento para a troca de experiências: “Participar desta reunião é muito significativo para mim. Como mulher e parlamentar, é uma chance de me conectar com outras mulheres que compartilham das mesmas lutas e desafios. Juntas, podemos fortalecer nossa presença e influência na política, mostrando que temos muito a contribuir para a construção de um mundo mais justo e igualitário”.

Um marco para a inclusão e sustentabilidade

Ao longo do ano, serão realizadas mais de 100 reuniões dos grupos de trabalho nas 15 cidades-sede do evento, culminando na Cúpula do P20, em Brasília, em novembro, e na Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, no final do mês.

Para as deputadas republicanas, o evento é um passo importante na construção de um mundo mais justo e sustentável. “A realização de um evento deste porte tem como objetivo principal fortalecer a participação das mulheres na política e em outras esferas de decisão”, destacou Maria Rosas, que também é secretária estadual do Mulheres Republicanas São Paulo. “Esperamos fomentar o intercâmbio de boas práticas e estratégias que promovam a igualdade entre homens e mulheres, além de criar uma rede de apoio e colaboração entre as parlamentares”, concluiu.

Texto: Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Fotos: Câmara dos Deputados

Reportar Erro
Send this to a friend