Republicanas de Ibirubá realiza segunda edição do encontro “Mulheres e a Política”

Iniciativa pretende incentivar mulheres republicanas a participarem da política partidária e levantar bandeiras

Publicado em 31/3/2022 - 08:39

Ibirubá (RS) – Na manhã do sábado (26), em conjunto com a Secretaria Estadual do Mulheres Republicanas, no Rio Grande do Sul, à executiva da secretaria municipal do movimento feminino do Republicanos de Ibirubá, organizou a segunda edição do encontro “Mulheres e a política”, que aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade.

A iniciativa tem por objetivo visitar cada um dos municípios do Rio Grande do Sul onde o partido tem prefeitos eleitos; convidando todas as mulheres para conhecerem nossas bandeiras para participar da política partidária.

Estiveram no evento a secretária estadual do Mulheres Republicanas, Beth Colombo, a secretária municipal do movimento, Juliana Ribas, o vereador republicano Vagner Oliveira, o secretário da Indústria e Comércio Vanderlei Santos de Souza que, na ocasião, representou o prefeito da cidade.

A secretária municipal do Mulheres Republicanas de Ibirubá, Juliana Ribas, assumiu a palavra dando as boas-vindas e agradecendo a todos os presentes. Em sua fala, pontuou sobre as dificuldades das mulheres nessa trajetória: ”Não é fácil, a mulher na política é um grande desafio”, avaliou a republicana.

O encontro contou com uma palestra na temática “Política Feminina” da professora estadual aposentada e Procuradora do Município de Selbach, no Rio Grande do Sul,  Rubinéia da Silva Cervieri. A palestrante destacou os números da representatividade feminina nas casas legislativas, número de eleitoras, bem como a questão da obrigatoriedade da presença das mulheres nas eleições e na destinação de recursos partidários para a candidatura desse grupo e ações para as mulheres.

Também relembrou o direito de voto das mulheres, o que ocorreu em 1932, quando o voto feminino aconteceu pela primeira vez no Brasil.

Beth Colombo,  destacou o trabalho da secretaria estadual do Mulheres Republicanas no RS. “Nosso trabalho, da Secretaria das Mulheres Republicanas, tem sido intenso  desde 2017 quando tivemos a nossa primeira missão em 2018, já trabalhando em uma eleição estadual. Nossa missão foi mudar o cenário do Republicanos aqui no Estado do Rio Grande do Sul”.
Em seguida, salientou a importância de poder falar sobre política.

“Não importa o número de pessoas, o que importa é a nossa oportunidade de poder conversar sobre política e, naquele momento, lutamos muito para que pudéssemos ampliar nossa bancada de deputados estaduais”, enfatizou Colombo.

Beth destacou o canal “Fala, Republicana!”:

O canal é uma nova ferramenta de comunicação criado exclusivamente para as republicanas gaúchas, ele é utilizado para que nossas filiadas possam tirar dúvidas, contar sobre suas ações em seus municípios e dar sugestões sobre questões sociais, políticas, entre outras pautas.

-Para entrar em contato com esse canal, o número é (51) 99574-3965. “O Fala, Republicanas é para dar voz e vez para as republicanas gaúchas trocarem experiência com o Brasil”, completou Beth Colombo.

Texto: Ascom – Mulheres Republicanas RS
Edição: Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Foto: Cedida

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend