Professora Shirley Alves é a nova secretária do Mulheres Republicanas Pará

Republicana tem como desafio dar voz a todas as mulheres que buscam espaço na política

Publicado em 26/8/2025 - 11:18

Belém (PA) – O Mulheres Republicanas Pará inicia um novo capítulo sob a liderança da Professora Shirley Alves. Reconhecida por sua trajetória de compromisso com as causas sociais, a defesa da mulher na política e a proteção animal, a nova secretária estadual terá como missão ampliar a participação feminina nos espaços de decisão e traçar estratégias para eleger mais mulheres nas eleições do próximo ano.

Shirley afirma que seu objetivo é dar voz a todas as mulheres que buscam espaço na política e contribuir para o avanço da representatividade feminina nos espaços de decisão. “Tenho em meu coração a luta por mais espaços para as mulheres, mas também desenvolvo um trabalho de proteção aos animais abandonados que, muitas vezes, são invisíveis à sociedade. Além disso, a vulnerabilidade em que vivem nossas crianças no estado é algo que me move, diariamente, a estar à disposição desta causa”, destacou.

Shirley também ressalta que o maior desafio da mulher na política ainda é enfrentar o preconceito e superar barreiras culturais. “Precisamos mostrar aos homens que não estamos em competição, mas, sim, ocupando os espaços que são nossos por direito. Assim como eles, e até mais, temos plena capacidade de administrar conflitos e buscar soluções eficientes. Nosso diferencial está no olhar abrangente, que nos permite encontrar respostas que atendam a uma maior parcela da população”, afirmou.

Metas e expectativas

Entre as prioridades de sua gestão, está o fortalecimento da atuação do Mulheres Republicanas, o apoio às parlamentares e a ampliação das lideranças femininas em todo o Pará.

Shirley já articula a realização de um grande encontro estadual em outubro deste ano, com foco na saúde da mulher e na prevenção ao câncer de mama, além de um movimento de filiação em diversos municípios. A proposta é promover encontros mensais e temáticos para mobilizar mulheres, discutir direitos violados e fomentar o engajamento político feminino. “Queremos que cada mulher compreenda a importância do seu papel no local onde vive, criando, assim, um sentimento de corresponsabilidade. A política precisa de pessoas fortes, competentes e comprometidas, e certamente estas pessoas são mulheres como eu e você”, reforçou.

Futuro

Com menos de um mês à frente do Movimento, Shirley já projeta os próximos passos. “Estamos construindo nossas metas, mas uma coisa é certa: teremos mulheres eleitas no Pará em 2026. A expectativa é de crescimento e representatividade. Vamos trabalhar forte para garantir essa vitória”, declarou.

Quem é Shirley Alves

52 anos, casada, cristã, é especialista em educação e servidora concursada no município de Barcarena desde 2000. Acumula uma trajetória marcada pelo comprometimento com as causas sociais, a defesa da mulher na política e a proteção animal. Atualmente, é coordenadora de Monitoramento dos Direitos Violados da Secretaria de Justiça do Pará. Em 2024, foi candidata a vice-prefeita de Belém na chapa do Republicanos.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend