Por iniciativa de Tia Ju, comercialização de armas de gel poderá ser proibida no Rio de Janeiro

Norma foi aprovada pela Assembleia Legislativa e depende apenas de sanção do Executivo Estadual para entrar em vigor

Publicado em 12/9/2025 - 11:02

Rio de Janeiro (RJ) – A fabricação, comercialização e distribuição das armas que disparam bolinhas de gel, conhecidas como gel blasters, poderão ser proibidas no Rio de Janeiro. A Assembleia Legislativa aprovou, nessa quarta-feira (10), o Projeto de Lei 4.202/24, de autoria da deputada estadual republicana Tia Ju, que trata sobre o tema. O texto depende apenas de sanção do Executivo Estadual para entrar em vigor.

As gel blasters são réplicas de armas com projéteis de bolas de gel, pequenas esferas que se expandem ao serem colocadas em água, e que funcionam por meio de bateria e sistema de propulsão a mola. A medida complementa a Lei 2.403/95, que já proíbe a fabricação, a venda, a comercialização, o transporte e a distribuição de brinquedos, réplicas ou simulacros de armas de fogo que, com elas, possam se confundir.

Tia Ju, que também é secretária nacional adjunta do Mulheres Republicanas, ressaltou que a brincadeira se tornou uma verdadeira febre, levando pessoas a simular confrontos em vias públicas, colocando em risco a segurança de cidadãos indefesos: “Essa ‘brincadeira’ virou risco para a população, já que jovens e adultos estão simulando confrontos nas ruas, organizando guerras e batalhas em locais de grande circulação e, também, atirando em pessoas desprevenidas nas ruas”.

A parlamentar também alertou para uma situação que está acontecendo no Rio de Janeiro. “Os jovens já estão pintando esses ‘brinquedos’ para ficarem parecidos com armas de verdade e se caracterizando para simular guerras. Isso pode levar a polícia e a população a confundi-los com armas de fogo”, pontuou Tia Ju.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional, com informações da Alerj

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend