O podcast do Mulheres Republicanas inspira mulheres em todo o Brasil a se envolverem politicamente
Publicado em 21/10/2024 - 09:16
Brasília (DF) – Neste 21 de outubro, celebramos o Dia Nacional do Podcast, um produto de comunicação, de áudio e ou vídeo, que tem conquistado cada vez mais brasileiros por sua facilidade de acesso, além de formatos e conteúdos diversos. Nesse contexto, o movimento Mulheres Republicanas lançou, este ano, o podcast “Tome Partido!”, que se consolida como uma ferramenta de fortalecimento e engajamento da mulher brasileira na política.
Sob a liderança da senadora Damares Alves, secretária nacional do Mulheres Republicanas, o movimento tem abraçado o desafio de engajar mulheres de diversas realidades – da dona de casa, que nunca teve contato com a política, às líderes que já ocupam cargos públicos. O objetivo é preparar essas mulheres para serem vozes ativas em suas comunidades, seja por meio de candidaturas nas eleições ou apoiando outras mulheres em posições de liderança.
O “Tome Partido!” é uma extensão desse trabalho de inclusão e engajamento que, por meio de entrevistas com Republicanos, repercute temas relevantes. Com uma comunicação assertiva, o podcast abre espaço para discussões fundamentais sobre o papel da mulher na política e na sociedade, fomentando o debate de norte a sul do Brasil. Além disso, o Movimento utiliza as tradicionais redes sociais para se aproximar ainda mais das mulheres, criando uma ponte direta e moderna para fortalecer essa rede de apoio.
Episódios inspiradores
Os episódios do “Tome Partido!” trazem convidados de renome e abordam temas essenciais. No primeiro, a Coronel Helena Reis (Republicanos-SP), secretária estadual de Esportes de São Paulo, abordou a pauta direitos humanos e mulheres na política, destacando a importância da representatividade feminina.
No episódio 4, a deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP) destacou a relevância da atuação legislativa para transformar vidas: “Esses projetos de lei precisam fazer a diferença para quem está lá na ponta. Nós somos ferramentas, instrumentos de mudança de vida, de transformação de vida”, destacou.
O episódio 7 contou com a participação da socióloga e vice-presidente do Republicanos no Amapá, Fátima Pelaes, cuja trajetória de cinco mandatos como deputada federal e ex-ministra da Mulher, inclui uma incansável atuação no combate à violência contra a mulher. Ela enfatizou a necessidade de preparar não apenas mulheres para a política, mas também para compreenderem a importância da política na transformação social.
No episódio 9, a servidora pública e pós-doutora em Ciência Política, Viviane Petinelli, trouxe uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres para ingressar na política, abordando obstáculos sociais e culturais, que ainda precisam ser superados.
Já no episódio 10, Liziane Bayer, ex-deputada federal e suplente do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), destacou a importância do apoio e do incentivo como instrumentos para garantir que mais mulheres ocupem espaços de poder.
Nesta semana, a entrevista é com a secretária Nacional Adjunta do Mulheres Republicanas e deputada estadual do RJ, Tia Ju.
Acompanhe os episódios
O “Tome Partido!” não é apenas um conteúdo de comunicação, é um canal de transformação, inspirando mulheres, em todo o Brasil, a se envolverem na política. O podcast é uma das iniciativas que reforçam a missão do Mulheres Republicanas de promover a igualdade de oportunidades, fomentando lideranças femininas comprometidas com o desenvolvimento social e político do país.
Para conhecer e acompanhar essa iniciativa, acesse o canal do Mulheres Republicanas no YouTube clicando aqui.
Por Ascom Mulheres Republicanas Nacional


