Mulheres Republicanas SP promovem evento sobre Outubro Rosa

Encontro serviu para ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

Publicado em 16/10/2022 - 09:05 Atualizado em 17/10/2022 - 10:58

São Paulo (SP) – O Mulheres Republicanas de São Paulo realizou na última terça (11), o evento “prevenção é o melhor remédio” em alusão a campanha Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao Câncer de mama. O encontro foi realizado em parceria com a Fundação Republicana Brasileira e teve a participação da deputada federal e secretária estadual do Mulheres Republicanas, Maria Rosas (Republicanos-SP). Também participaram, o coordenador da FRB, Eduardo Verrone, a secretária municipal do Mulheres Republicanas SP, Iva Oliveira, e a vereadora de Guarulhos (SP) Carlinda Tinôco (Republicanos-SP), além de republicanas de todos os cantos do estado.

“O Republicanos apoia as causas femininas. E por isso, com o objetivo de levar informações para as mulheres, realizamos a ação “Outubro Rosa da Fundação Republicana”, em parceria com o movimento Mulheres Republicanas São Paulo, no qual sou Secretária Estadual. Mulheres unidas se apoiam e, por meio de campanhas positivas como essa, estimulamos o interesse para questões como exames e o autocuidado, colaborando para reduzir os índices do câncer”, destacou Maria Rosas.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum no Brasil, depois do câncer de pele. Em 2022, uma em cada 12 mulheres devem ser diagnosticadas com a doença no país, com uma estimativa de 66 mil novos casos. A doença também é a que causa mais mortes entre as mulheres.

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço (nódulo) no seio durante o autoexame e que pode ser acompanhado por dor. Mas de acordo com o INCA, nem todo caroço pode ser câncer de mama, por isso, é importante consultar um especialista sempre. 95% dos casos de câncer de mama tem chances de cura quando são diagnosticados e tratados durante a fase inicial da doença.

Fonte: INCA
Texto: Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend