Mulheres Republicanas realiza 1ª oficina com foco na propaganda eleitoral

As oficinas de capacitação continuarão ao longo de julho

Publicado em 24/7/2024 - 17:55

Brasília (DF) – Somando esforços para fortalecer a presença feminina na política e torná-la mais competitiva nas eleições de outubro, o Mulheres Republicanas promoveu, nessa terça-feira (23/7), a primeira oficina do projeto “Você, Eleita 10 – Formando Mulheres para o Futuro”, que busca qualificar pré-candidatas aos cargos de vereadoras, prefeitas e vices. A capacitação, intitulada “Mulheres no Poder: Domine as Regras do Jogo Eleitoral 2024”, foi ministrada pela especialista em Direito Eleitoral, Carla Rodrigues, reunindo cerca de 200 mulheres – on-line por mais de três horas –, de diversas partes do país.

A abertura do evento contou com a participação da secretária-geral executiva do Mulheres Republicanas Nacional, Cristiane Britto, que também representou a secretária nacional do Mulheres Republicanas, senadora Damares Alves, e da representante do Observatório Nacional de Combate à Violência Política contra a Mulher do Republicanos, Rosana Ribeiro.

Cristiane Britto destacou a importância da qualificação: “Essas oficinas, com certeza, capacitarão vocês, pré-candidatas. É uma espécie de caminhar junto com vocês, como se a gente estivesse, a partir de agora, lado a lado na campanha de cada uma de vocês. Espero que aproveitem muito”, afirmou, alertando-as para a necessidade de estarem atualizadas com as alterações nas regras eleitorais: “A oficina de hoje, que é de orientação jurídica, é muito importante porque tivemos algumas alterações nas eleições de 2020 para cá, de 2022 para essas eleições de 2024. Então, vocês precisam, sim, ficar antenadas e fazer de tudo para não errar”, observou.

A secretária também enfatizou o compromisso do Republicanos em investir na capacitação de mulheres para a política: “Não tem nenhum outro partido que faça o que estamos fazendo. Não tem nenhum outro partido que queira investir, de verdade, em capacitação para a mulher pré-candidata. Não existe nenhum outro partido que esteja cumprindo a missão que é exigida por lei, que é de incentivar e inserir a mulher na política”, concluiu.

Rosana Ribeiro, representando a coordenadora do Observatório Nacional de Combate à Violência Política contra a Mulher, deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ), também enalteceu a importância do apoio mútuo entre as mulheres no partido. “Não tem sido fácil. Eu tenho acompanhado a luta de muitas mulheres. Mas nós, do Republicanos, somos privilegiadas porque temos, dentro do nosso estatuto, hoje, uma aba que é o Observatório Nacional de Combate à Violência Política contra a Mulher, sob a batuta da deputada federal e autora da Lei 14.192 de 2021, deputada Rosangela Gomes. Saiba que, ao final de tudo, tem mulheres que estão brigando por você, estão lutando por você. E por mais difícil que seja, a vitória pode ser possível”, evidenciou.

Regras para material gráfico, propagandas em bens públicos e particulares, propaganda na internet, cuidados importantes na arrecadação e gastos de campanha, figuraram entre os temas abordados na oficina com a Dra. Carla Rodrigues, prendendo a atenção do público.

Programação

As oficinas de capacitação continuarão ao longo de julho, com encontros marcados para os dias 25 e 30. Confira a programação:

  • 25 de julho (quinta-feira): “Mulheres no Poder: Construa seu Plano de Governo Vencedor para 2024 – Vereadoras e Prefeitas”, com as advogadas Dra. Vandecleya Moro e Dra. Clébia Alves.
  • 30 de julho (terça-feira): “Mulheres em Ação: Domine a Comunicação e Mobilização para Vencer em 2024”, com a estrategista em comunicação, Denise Matos, e o jornalista Maurizan Cruz.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do link: Sympla – Oficinas Você, Eleita 10 https://www.sympla.com.br/evento-online/oficinas-voce-eleita-10-formando-mulheres-para-o-futuro/2555397?referrer=linktr.ee.

Por Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Fotos: Divulgação

Reportar Erro
Send this to a friend