Iniciativa reforça o compromisso do Movimento com a proteção das mulheres que vivem e trabalham no campo
Publicado em 7/10/2025 - 10:01
Atualizado em 9/10/2025 - 10:17
Campo Grande (MS) – O evento ‘Formação Política: Encontro das Secretarias Municipais do Mato Grosso do Sul e Posse das Coordenadoras do Republicanas do Agro’, realizado na Câmara Municipal de Campo Grande, no último mês de setembro, foi marcado pela posse de 20 novas representantes de diversos municípios do estado e pelo lançamento da cartilha “Maria da Penha vai à Roça”, iniciativa que reforça o compromisso do Movimento com a proteção das mulheres que vivem e trabalham no campo. As novas coordenadoras terão a missão de ampliar a presença de lideranças femininas no ambiente rural e de fortalecer o empreendedorismo no setor. A iniciativa foi inspirada em recente lançamento do Movimento Mulheres Republicanas Nacional, liderado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
Além de Damares, também participaram do evento a secretária estadual do Mulheres Republicanas Mato Grosso do Sul, Raquel MS Correia, e a coordenadora estadual do Republicanas do Agro, Mariene Garcia. Na ocasião, a senadora apresentou dados sobre a violência contra as mulheres no campo e nas cidades, ressaltando a importância de políticas públicas eficazes para combater a desigualdade e garantir proteção. “Não podemos ficar só dependendo de BPC [Benefício de Prestação Continuada] para sustentar nossas famílias. Queremos as mulheres do nosso país ricas, prósperas, com oportunidade de trabalhar, prosperar e ter vidas abençoadas. O Republicanos é isso: coragem de gritar pelo fim da miséria de verdade”, destacou.
Para a secretária estadual Raquel MS Correia, o momento representa um novo ciclo de conquistas. “Não vamos desistir de lutar pela valorização das mulheres, incentivá-las em todos os setores da sociedade. O agro é 10 e nós vamos apoiar o empreendedorismo feminino e proteger as mulheres no campo”, disse.
A coordenadora estadual do Republicanas do Agro, Mariene Garcia, reforçou a missão da nova estruturação. “Estamos nos preparando para fortalecer o empreendedorismo das mulheres no agro, mas não podemos esquecer da segurança dessas mulheres no campo”, completou.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional


