Mulheres Republicanas DF encerra 16 dias de ativismo com chamado por mais ações de proteção às mulheres

Foram dias de mobilização nas redes, com lideranças republicanas, inclusive homens, reforçando a conscientização

Publicado em 11/12/2025 - 12:15

Brasília (DF) – O Mulheres Republicanas Distrito Federal finalizou, nesta quarta-feira (10), as ações dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, campanha internacional que mobiliza governos, instituições e sociedade para enfrentar todas as formas de agressão contra meninas e mulheres. Foram dias de mobilização nas redes sociais, com lideranças republicanas, incluindo homens, reforçando a conscientização sobre o tema, além de rodas de conversas, caminhadas e outras ações.

Para a secretária do Mulheres Republicanas do Distrito Federal, Tânia Teixeira, a participação ativa dos homens no debate e nas ações é fundamental para ampliar a conscientização e promover mudanças duradouras na sociedade. Ela destaca que o enfrentamento à violência contra a mulher exige união e responsabilidade coletiva, fortalecendo a rede de proteção e prevenindo novos casos. “”Encerramos a campanha dos 16 dias de Ativismo contra a Violência a Mulher com o coração firme e cheio de propósito. Foram dias de escuta, de mobilização e de coragem. Coragem de mulheres e homens que rompem o silencio e que se somam a essa luta. Cada ação realizada reafirma nosso compromisso de proteger vidas e abrir novos caminhos. Seguimos e permanecemos unidas, vigilantes e determinadas a transformar dor em força e esperança. Todos os dias são dias de enfretamento a violência e construção de um futuro mais seguro para todas as mulheres”, disse a republicana.

Durante o encerramento da mobilização, o presidente do Republicanos DF, Joaquim Mauro, destacou a importância de transformar as ações de mobilização em resultados concretos para a população. “Foram 16 dias de muito trabalho. O Republicanos DF e as mulheres republicanas se uniram em ações que buscam colocar um fim na violência contra a mulher. Que tudo o que realizamos agora se transforme em políticas públicas, e vamos trabalhar por isso ao longo de 2026. Contem conosco”, afirmou.

O deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF) reforçou que mudanças reais começam em atitudes cotidianas. “A mudança começa em nós. Um gesto transforma, uma palavra acolhe e uma atitude salva. Estamos unidos pelo fim da violência contra as mulheres”, declarou.

O deputado distrital Martins Machado (Republicanos-DF) também se posicionou durante a campanha, chamando a atenção para o papel dos homens no enfrentamento à violência. “A violência contra a mulher é intolerável. Nós, homens, temos responsabilidade. Agir é dever, não escolha. É respeito, proteção e compromisso por uma sociedade segura para todas”, afirmou. O parlamentar alertou ainda para o crescimento dos casos no país e no Distrito Federal. Dados do Conselho Nacional de Justiça apontam 1.450 feminicídios em 2024 e mais de mil registros apenas em 2025.

O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira (Republicanos), também reforçou a necessidade de mais homens se comprometerem com a causa. “Homem de verdade protege e respeita. Machismo mata, atitude salva. Estamos juntos pela vida das mulheres”, afirmou.

O deputado federal Julio Cesar Ribeiro também destacou que o combate à violência exige posicionamento firme. “Não aceito violência, não aceito silêncio. Eu escolho respeito. Eu escolho agir pelo fim da violência contra a mulher”, disse.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend