Republicana fala sobre novo desafio e as estratégias para o crescimento do movimento no estado
Publicado em 12/8/2025 - 12:11
Com uma trajetória marcada pela defesa das famílias atípicas, dos direitos das pessoas com deficiência e pelo combate à violência contra crianças e mulheres, a vereadora de Cuiabá Maysa Leão assume agora um novo e significativo desafio: liderar o Mulheres Republicanas no Mato Grosso.
Determinada a ampliar a presença feminina na política e a fortalecer o protagonismo das mulheres nos espaços de decisão, Maysa chega com um propósito firme: abrir portas, criar oportunidades e garantir que a voz feminina seja ouvida e respeitada em todas as instâncias do poder.
Em entrevista ao Mulheres Republicanas, ela compartilha seus desafios, prioridades, metas e inspirações para esta nova etapa, deixando uma mensagem motivadora para todas aquelas que desejam transformar a política e a sociedade.
Entrevista
Mulheres Republicanas – O que representa liderar o Mulheres Republicanas no Mato Grosso?
Maysa Leão: Representa ser um alicerce para que mais mulheres entrem para a política e ocupem o nosso espaço no parlamento, que ainda não representa um retrato da sociedade, que é composta por cerca de 52% de mulheres.
Mulheres Republicanas – Uma causa que você carrega no coração?
Maysa Leão: A causa das famílias atípicas, dos direitos das pessoas com deficiência e do enfrentamento à violência contra crianças e mulheres.
Mulheres Republicanas – Qual o maior desafio da mulher na política hoje?
Maysa Leão: Não ter espaço nas decisões político-partidárias. Pouquíssimas mulheres compõe os diretórios partidários, quase não participam das decisões de montagem de chapas e divisão de recursos, isso certamente impacta nas chances de concorrência em patamar de equidade nos pleitos eleitorais.
Mulheres Republicanas – E qual você acredita ser o maior potencial da mulher na política?
Maysa Leão: A mulher tem um olhar todo especial para as pautas da família, quanto mais mulheres tivermos em cargos de poder, melhores resultados teremos em políticas públicas de saúde materno-infantil, educação e enfrentamento à violência doméstica.
Mulheres Republicanas – Quais serão suas prioridades na liderança do Mulheres Republicanas no Mato Grosso?
Maysa Leão: Estabelecer a união entre ás correligionárias, estimular novas filiações femininas ao partido Republicanos, estimular mais mulheres a participarem do pleito eleitoral e dar suporte para as mulheres em mandato.
Mulheres Republicanas – Já tem alguma ação ou projeto em andamento que gostaria de destacar?
Maysa Leão: Estou estruturando um encontro para mulheres com foco na comunicação de mandato, na construção de autoridade no ambiente digital e na construção de pré campanhas eficazes.
Mulheres Republicanas – Como pretende aproximar mais mulheres da política no estado?
Maysa Leão: Falando da boa política, estimulando um debate equilibrado, que fale sobre o que pode melhorar na vida das mulheres e de suas famílias, se tivermos mais pessoas honestas e comprometidos fazendo política.
Mulheres Republicanas – Um conselho que daria para quem quer começar na vida pública?
Maysa Leão: Eu diria para antes de tudo essa pessoa pensar sobre seu propósito, qual a sua causa? Que impacto na vida das pessoas você deseja realizar? Com essas respostas esclarecidas, todo o trabalho será norteado por um objetivo claro que vai conquistar apoio das pessoas que serão impactadas e que defendem os mesmos valores!
Mulheres Republicanas – Política, para você, é…?
Maysa Leão: A construção de uma sociedade mais justa.
Mulheres Republicanas – Uma palavra que define esse novo momento?
Maysa Leão: Realização.
Mulheres Republicanas – Qual a sua expectativa sobre a bancada feminina do Republicanos no Mato Grosso em 2026?
Maysa Leão: Eu espero que possamos aumentar a nossa representatividade no parlamento e nas decisões políticas do nosso estado.
Mulheres Republicanas – O movimento já tem metas definidas para o próximo pleito?
Maysa Leão: Temos a meta de trazer mais mulheres para o partido, estimular candidaturas e proporcionar oportunidades de fortalecimento dessas candidaturas. Faremos encontros e movimentos que aproximem as correligionárias, além de disponibilizar conteúdos, cursos e palestras que fortaleçam o conhecimento sobre política, mandatos e campanhas.
Mulheres Republicanas – Em uma frase: o que você diria a uma mulher para motivá-la a entrar para a política hoje?
Maysa Leão: Nós mulheres precisamos ocupar nossos espaços em cargos de poder para que a sociedade se torne um lugar seguro para vivermos.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional


