Mara Lima apresenta projeto “Maria da Penha Vai à Roça”, inspirado em iniciativa do Mulheres Republicanas Nacional

Proposta visa fortalecer a prevenção à violência contra a mulher no meio rural e em comunidades tradicionais

Publicado em 29/8/2025 - 14:01

Curitiba (PR) – Inspirada na campanha lançada pela secretária nacional do Mulheres Republicanas Nacional, senadora Damares Alves (DF), durante as comemorações dos 20 anos do Republicanos, na última segunda-feira, 25 de agosto, a deputada estadual Mara Lima (Republicanos-PR) apresentou o Projeto de Lei nº 689/2025, que institui o programa “Maria da Penha Vai à Roça”. A proposta busca ampliar a conscientização, prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher em áreas rurais e comunidades tradicionais.

Segundo a republicana, o programa pretende levar informação, acolhimento e proteção às mulheres do campo, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e fortalecendo sua participação na sociedade. “As mulheres rurais enfrentam desafios específicos e, muitas vezes, não têm acesso às políticas públicas de proteção. Com este programa, queremos mudar essa realidade, levando campanhas educativas, apoio e prevenção, diretamente, às comunidades”, afirmou Mara Lima.

Republicanas do Agro

A proposta de Mara Lima foi inspirada nas campanhas lançadas pelo Movimento: “Maria da Penha vai à Roça” e “Mulher no Agro, Tome Partido!”, que visam fortalecer a representatividade feminina no campo, enfrentar a violência doméstica e abrir caminho para que agricultoras e trabalhadoras rurais ingressem na política.

Na ocasião, Damares falou sobre a iniciativa histórica, que marca o fortalecimento do protagonismo feminino no campo e abre espaço para que novas políticas públicas sejam pensadas, especialmente para as mulheres rurais. Acesse AQUI.

Projeto Maria da Penha vai à Roça

A campanha serviu de base para que Mara Lima a transformasse em projeto de lei, voltado a ampliar a proteção e a prevenção da violência contra a mulher nas comunidades rurais e tradicionais. O texto prevê a realização de caravanas itinerantes com palestras, oficinas, mutirões de cidadania e saúde, além da produção de cartilhas, uso de rádios comunitárias e formação de lideranças locais. As ações contarão com a participação de sindicatos rurais, cooperativas, universidades, SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), prefeituras e organizações da sociedade civil.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend