Iniciativa da vereadora republicana é criar esse ambiente nas feiras livres e mercados municipais
Publicado em 22/4/2025 - 10:25
Salvador (BA) – A vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal, propôs a criação do Espaço Mulher Empreendedora nas feiras livres e mercados municipais de Salvador. O objetivo é fortalecer a autonomia econômica feminina e combater a desigualdade entre homens e mulheres.
A republicana explica que a proposta busca reservar bancas ou boxes específicos para mulheres empreendedoras, especialmente aquelas da economia informal, que vivem nas periferias e comunidades tradicionais da cidade. “Muitas dessas mulheres são chefes de família e enfrentam grandes obstáculos para garantir renda e acesso a espaços de comercialização adequados”, disse Ireuda.
Além disso, a ideia visa garantir um ambiente estruturado e digno para que essas mulheres possam vender seus produtos, gerando renda e fortalecendo suas trajetórias de independência financeira. “É uma forma de valorizar o trabalho feminino e reconhecer o papel dessas mulheres na economia local, especialmente em contextos de vulnerabilidade social”, argumentou.
A iniciativa, além de promover a inclusão produtiva, também abre caminhos para parcerias de capacitação, acesso ao microcrédito e incentivo à formalização, contribuindo para o fortalecimento da cidadania.
Projeto
O Espaço Mulher Empreendedora também pretende valorizar as tradições culturais e gastronômicas da cidade, já que muitas mulheres atuam na produção de comidas típicas, artesanato e produtos naturais.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional, com informações da Ascom da vereadora Ireuda Silva


