Iniciativa tem como objetivo ampliar ações de conscientização e enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher
Publicado em 15/8/2025 - 08:52
Palmas (TO) – Idealizado pela secretária extraordinária de Participações Sociais (Seps) e primeira-dama, Karynne Sotero (Republicanos), o Governo do Tocantins realizou, na terça-feira (12), a abertura oficial da edição 2025 do projeto “Por Todas as Marias”. A iniciativa tem como objetivo ampliar ações de conscientização e enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher.
O evento contou com a presença da ativista Luiza Brunet, que ministrou uma palestra destacando a importância da prevenção e do combate à violência, além de reforçar a necessidade de políticas públicas e da mobilização social para proteger e valorizar a vida das mulheres.
Capacitação de educadores e ações integradas
Durante a solenidade, Karynne Sotero ressaltou o caráter educativo e contínuo do projeto. Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi desenvolvido o curso on-line “Por Todas as Marias”, disponível na plataforma Moodle, com carga horária de 20 horas.
O curso aborda noções básicas da legislação vigente, os diferentes tipos de violência e orienta profissionais da educação a criarem estratégias didáticas para tratar do tema em sala de aula. Até o momento, mais de 500 profissionais, entre professores do componente curricular Projeto de Vida e assistentes sociais, já se inscreveram.
Outra frente de atuação do projeto envolve blitz e palestras educativas em escolas e municípios, realizadas em parceria com a Operação Shamar, coordenada no Estado pelas forças de segurança do Tocantins. Essas ações visam sensibilizar a população, ampliar o acesso à informação e fortalecer a rede de proteção às mulheres.
“O Por Todas as Marias é mais que uma campanha: é um compromisso permanente com a dignidade, a segurança e o respeito às mulheres tocantinenses”, afirmou a republicana Karynne Sotero.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional




