Em entrevista, Alessya Xavier compartilha suas visões e desafios sobre a mulher na política

Republicana traz uma perspectiva única sobre o impacto das mulheres nos processos de decisão política

Publicado em 27/8/2024 - 16:41

Teresina (PI) – Nessa entrevista exclusiva, a secretária do Mulheres Republicanas Piauí, Alessya Xavier, enfatiza a importância de mulheres ocuparem espaços de poder e incentiva a participação ativa na política: “Sejam incansáveis. Jamais desistam. A caminhada é difícil, é árdua, mas cada dia mais movimentos como o Mulheres Republicanas estão abrindo portas para que possamos avançar”. Com uma trajetória que combina medicina e política, Alessya traz uma perspectiva única sobre o impacto das mulheres nos processos de decisão política.

Com as eleições de 2024 a todo o vapor, Alessya destaca o compromisso do Mulheres Republicanas em fortalecer a presença feminina na política. No Piauí, o movimento registra 147 candidatas, incluindo candidatas a prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras, o que demonstra um aumento significativo na representatividade das mulheres no estado. Alessya fala sobre as barreiras enfrentadas e as estratégias adotadas pelo Mulheres Republicanas para superá-las.

Confira a entrevista na íntegra.

Mulheres Republicanas – Quais são as principais barreiras que as mulheres enfrentam ao tentar entrar na política, e como o movimento está ajudando a superá-las?
Alessya Xavier – A presença das mulheres na política é fundamental para garantir a diversidade e eficácia democrática e para assegurar que políticas públicas atendam às necessidades específicas das mulheres. A realidade mostra que a representatividade feminina, especialmente no Brasil, ainda é desafiadora.
E enfrentamos ainda muitas barreiras:
Culturais (1). A tradição patriarcal impede a participação plena das mulheres na política. A desigualdade educacional também limita suas oportunidades de desenvolver as habilidades necessárias para a política. Sociais (2). As mulheres, muitas vezes, são vistas como menos aptas para cargos de liderança devido a estereótipos persistentes que associam liderança e poder a características masculinas, e ainda predomina a expectativa de que as mulheres sejam as principais cuidadoras da família; isso limita o tempo e a energia que elas têm disponíveis para se dedicar à política. Outro fator que se destaca é a violência e o assédio político contra mulheres, que continuam sendo um problema significativo em muitos lugares.
Institucionais (3). O sistema eleitoral favorece a continuidade de políticos incumbentes e podem ser menos acessíveis a novas candidaturas femininas e os homens geralmente têm redes políticas mais estabelecidas, enquanto as mulheres podem ter menos acesso a essas redes de apoio. O movimento Mulheres Republicanas tem papel fundamental para exaltar a atuação das mulheres na política, com as ações de capacitação, rede de apoio, campanhas de sensibilização, apoio financeiro e as oportunidades de acesso à educação, que são de extrema importância para fortalecer o papel e a representatividade da mulher na política.

Mulheres Republicanas – Como a sua trajetória pessoal influenciou sua decisão de se envolver com o Mulheres Republicanas?
Alessya Xavier – 
Nasci na política. Digo que sou médica de profissão e política de coração. Fui presidente de outro partido, mas quando conheci o Mulheres Republicanas, em outubro de 2023, senti que aqui era o lugar para realmente conseguiria fazer a diferença. Aqui, sim, existe a real vontade de dar vez e voz às mulheres.

Mulheres Republicanas – Quais iniciativas de destaque o Mulheres Republicanas implementou recentemente no seu estado?
Alessya Xavier –  
A realização do evento “Mulher, Tome Partido” foi algo grandioso. Esse movimento estava adormecido no Piauí. Quando recebemos o desafio de realizá-lo, abraçamos com unhas e dentes. Divulgamos de todas as formas possíveis, pois o nosso objetivo maior é despertar a consciência de que cada mulher que tem capacidade de atuar e de participar ativamente da política em qualquer esfera dos poderes. E com o empenho de toda equipe do Mulheres Republicanas Piauí, conseguimos realizar e atingimos um número significativo de mulheres. Além disso, oferecemos a todas as nossas candidatas uma assessoria de imagem pessoal, fotos em estúdio e toda assessoria administrativa para que possam ter uma campanha organizada e efetiva.

Mulheres Republicanas – Como você enxerga a evolução da participação feminina na política?
Alessya Xavier –  
A evolução da participação feminina na política é um processo contínuo que reflete mudanças sociais mais amplas e o esforço persistente de movimentos e indivíduos para alcançar a igualdade de gênero.

Mulheres Republicanas – Qual é a importância da representação feminina em cargos de liderança e decisão?
Alessya Xavier –  
A ocupação de posições de liderança por mulheres é fundamental para a representatividade e tem um impacto significativo na sociedade. Mulheres em cargos de liderança servem como inspiração e referência para outras mulheres e demonstram que as mulheres podem alcançar outros espaços na sociedade e que também trabalham para criar um ambiente mais equitativo e inclusivo para todos.

Mulheres Republicanas – Quais são as metas do Mulheres Republicanas até o final do ano?
Alessya Xavier –
Somos cientes de que a única forma de fortalecer o movimento será promovendo a capacitação e mobilização das mulheres para a política, engajar as executivas municipais, aplicar de forma eficaz os recursos financeiros, apoiar candidaturas femininas e usar as mídias sociais e tradicionais para aumentar a visibilidade do movimento Mulheres Republicanas.

Mulheres Republicanas – Algum evento que gostaria de destacar?
Alessya Xavier –  
O “Mulher, Tome Partido”, que aconteceu no dia 16 de março de 2024, foi um dia histórico para o Piauí. O Republicanos mostrou a força das mulheres piauienses e se destacou como um partido forte, com condições reais de crescimento em nossa região.

Mulheres Republicanas – Quais são os maiores desafios no seu estado?
Alessya Xavier – 
Conseguir que as mulheres participem efetivamente dos movimentos políticos.

Mulheres Republicanas – Qual mensagem gostaria de deixar para as mulheres que queiram participar da política?
Alessya Xavier – Sejam incansáveis. Jamais desistam. A caminhada é difícil, é árdua, mas cada dia mais movimentos como o Mulheres Republicanas estão abrindo portas para que possamos avançar. Vamos, juntas, mudar a política do nosso país.

Mulheres Republicanas – Quantas executivas municipais do movimento Mulheres Republicanas estão vigentes hoje no estado?
Alessya Xavier –
Temos 84 comissões provisórias ativas nos estados; todas têm mulheres na sua composição.

Mulheres Republicanas – Quantas candidatas mulheres estão disputando as eleições em todo o estado?
Alessya Xavier –
Temos 147 candidatas.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend