Eleições 2024: Republicanos amplia número de candidaturas femininas em 17%

“Estamos trazendo a mulher comum para o cenário político”, diz Damares Alves sobre o número expressivo de candidatas

Publicado em 26/8/2024 - 11:37

Brasília (DF) – O Republicanos tem um expressivo número de candidaturas femininas e negras disputando as eleições deste ano, reafirmando, assim, seu compromisso com a representatividade e a inclusão. Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 20/08, o partido registrou 11.279 candidatas, representando 33,6% do total de 33.610 candidaturas. Dessas, 6.055 são mulheres negras, o que corresponde a 53,7% do total de candidatas do Republicanos.

O partido ocupa a sexta posição no ranking das agremiações partidárias com o maior número de candidatas mulheres e o quinto lugar entre as candidaturas femininas negras, superando partidos como o PL e o PT neste quesito. Tal desempenho reflete o trabalho contínuo e eficaz do Mulheres Republicanas que, em 2023, alavancou um crescimento de 98% nas filiações femininas em comparação ao ano anterior. Esse aumento é resultado direto da liderança e empenho da secretária nacional do movimento, senadora Damares Alves, que tem se dedicado a capacitar e motivar mulheres a ingressarem na política.

“Temos um recorde de candidaturas femininas pelo Republicanos e isso é fruto do apoio recebido, pelo movimento Mulheres Republicanas, da direção do partido. Estamos trazendo a mulher comum para o cenário político, trazendo essa mulher conservadora para o espaço de decisão. E não são só candidaturas lançadas para fazer número. Nosso partido capacitou essas mulheres para que façam campanhas competitivas. Eu, pessoalmente, estou trabalhando para eleger o máximo possível”, ressaltou a senadora.

O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, destacou a importância do trabalho realizado pelo Mulheres Republicanas, sob a condução da senadora Damares: “Durante o último ano, a liderança e dedicação da senadora Damares Alves foram fundamentais para o crescimento do movimento. Foi graças ao empenho do Mulheres Republicanas, em todo o Brasil, que nós aumentamos o número de filiações femininas em 98%, quando comparamos com o ano de 2022”.

A presença feminina no Republicanos é particularmente forte em estados como São Paulo, que lidera com o maior número de candidatas a prefeita (26) e vereadoras (2.144). Outros estados de destaque são: Minas Gerais, com 1.654 candidatas a vereadora; Paraíba, com 24 candidatas a prefeita; e Paraná, com 686 candidatas a vereadora. Além disso, a participação de candidatas negras é significativa em várias regiões, reforçando o compromisso do partido com a inclusão e a representatividade.

Distribuição de recursos

A distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário no Republicanos segue rigorosamente as diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), garantindo que candidatas mulheres e negras recebam o apoio financeiro necessário para desenvolverem campanhas competitivas. Isso demonstra o compromisso do partido em promover uma representatividade mais equitativa e garantir que todas as vozes sejam ouvidas nos processos de tomada de decisão.

Por Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto:

Reportar Erro
Send this to a friend