Objetivo é assegurar que o direito à prevenção do câncer de colo do útero e de mama seja efetivamente acessível a todas as mulheres
Publicado em 27/10/2025 - 14:57
Manaus (AM) – Em alusão ao Outubro Rosa, a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos-AM) apresentou o Projeto de Lei nº 782/2025, que propõe a alteração da Lei nº 241/2015 para garantir prioridade e acessibilidade às mulheres com deficiência (PCDs) na realização de exames preventivos de saúde.
A iniciativa tem como objetivo assegurar que o direito à prevenção do câncer de colo do útero e de mama seja efetivamente acessível a todas as mulheres, especialmente àquelas que enfrentam barreiras físicas, sensoriais e atitudinais no acesso aos serviços de saúde.
“Toda mulher deve fazer seus exames, mas o que tem sido feito para incluir a mulher com deficiência? Nosso projeto busca corrigir essa desigualdade histórica e garantir que nenhuma mulher seja deixada para trás”, destaca a deputada republicana.
Mayara destaca que o Amazonas possui uma das maiores taxas de incidência de câncer de colo do útero do país, sendo essa doença uma das principais causas de mortalidade feminina no estado. A falta de estrutura adequada e o despreparo de muitas unidades de saúde, segundo ela, acabam dificultando o acesso das mulheres com deficiência aos exames preventivos.
Com a iniciativa, a deputada pretende assegurar atendimento prioritário, equipamentos adaptados e treinamento de profissionais de saúde, garantindo dignidade e autonomia às mulheres com deficiência durante o atendimento. “Meu objetivo é reduzir desigualdades e fazer valer o direito da pessoa com deficiência no Amazonas. Vamos, juntos, nessa luta por um Outubro Rosa cada vez mais inclusivo”, concluiu Dra. Mayara.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional




