“São esses profissionais que lapidarão os talentos do presente e do futuro”, diz republicana
Publicado em 26/11/2025 - 09:25
São Paulo (SP) – O Programa de Desenvolvimento Paralímpico, iniciativa conjunta das Secretarias de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, está prestes a atingir um marco inédito desde sua criação, em fevereiro de 2021. Liderado pela secretária de Esportes do Estado de São Paulo, a republicana Coronel Helena, o projeto apresenta crescimento contínuo e adesão acima da média, e caminha para registrar o maior número de capacitações da sua história.
Até a etapa mais recente, realizada em Suzano, que marcou a 33ª edição da temporada, já foram capacitados 4.082 profissionais de Educação Física, número que se aproxima do recorde anual de 4.211 capacitações, registrado em 2024 em apenas quatro edições.
Coronel Helena Reis destaca que o impacto do programa vai muito além dos números. “O Programa de Desenvolvimento Paralímpico é extremamente necessário na formação técnica do paradesporto. São esses profissionais que lapidarão os talentos do presente e do futuro”, afirma a republicana.
Além do avanço no número de capacitações, o programa deve superar também seu recorde de inscritos. Apenas na etapa realizada em Ilha Comprida, considerada a maior da temporada, as aulas receberam 4.655 participantes em 2024, marca que já está prestes a ser ultrapassada em 2025, com 4.523 inscritos até agora.
O Programa de Desenvolvimento Paralímpico tem um papel central na expansão do paradesporto paulista, oferecendo formação qualificada a profissionais que atuam diretamente com atletas com deficiência. A iniciativa fortalece a inclusão, amplia oportunidades e contribui para o desenvolvimento de novas gerações de esportistas.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional





