Darbilene destaca organização do Mulheres Republicanas em Roraima

Partido já conta com mais de 60 pré-candidaturas para as Eleições 2024

Publicado em 9/7/2024 - 14:18

Brasília (DF) – A participação das mulheres nos espaços de poder e decisão se tornou uma realidade no país. Em Roraima, a secretária do Mulheres Republicanas, Darbilene do Vale, tem trabalhado para ampliar esse cenário e lançar candidaturas competitivas nas eleições municipais deste ano. Nos 15 municípios do estado, há executivas municipais do movimento estruturadas, demonstrando um compromisso sólido com a representação feminina em todas as regiões roraimenses. O movimento segue fortalecido, com mais de 60 pré-candidatas para o pleito municipal, que disputarão cargos de prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras.

De acordo com Darbilene do Vale, as principais barreiras que as mulheres enfrentam ao tentar entrar na política são oriundas de um legado cultural que, tradicionalmente, as afastou desse cenário. “Historicamente, as mulheres enfrentam o legado cultural de que lugar da mulher não era na política. Isso gerou barreiras que até hoje são difíceis de superar”, afirma. O Mulheres Republicanas tem trabalhado intensamente para mudar essa realidade, oferecendo apoio, capacitação e protagonismo às mulheres que desejam ingressar na vida política.

Darbilene conta que sua trajetória pessoal influenciou, significativamente, sua decisão de se envolver com a política. Vinda de uma família com forte envolvimento na área, ela relata: “Sou filha de uma família que já respirava política quando nasci. Meu pai foi vereador por vários mandatos, minha tia deputada estadual e também casei com político, que sempre me deixou no meio da política e, no momento oportuno, ter a honra de comandar as mulheres Republicanas em Roraima foi algo natural”.

Entre as iniciativas de destaque implementadas pelo movimento em Roraima, Darbilene ressalta a Gincana Solidária da Mulher Republicana. “Arrecadamos milhares de kits de higiene pessoal que, posteriormente, foram distribuídos para mulheres em condições de vulnerabilidade”, destaca. Esta iniciativa é um exemplo claro do compromisso do movimento com a solidariedade e o apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.

A evolução da participação feminina na política é vista por Darbilene como um processo irreversível e extremamente positivo. “Essa é a melhor notícia que a humanidade poderia proporcionar para as mulheres. É um processo irreversível, sem volta”, celebra. Ela acredita, firmemente, que a presença de mulheres em cargos de liderança e decisão traz uma sensibilidade e um olhar diferenciado às questões mais complexas, fazendo uma grande diferença na tomada de decisões.

Para as eleições de 2024, o Republicanos Roraima conta com uma ampla gama de mulheres capazes de ocupar importantes cargos em todos os níveis. “Dentre esses nomes temos a deputada estadual Tayla Peres, que representa bem esse conjunto de valores”, destaca Darbilene.

Até o final do ano, a meta do Mulheres Republicanas é clara: ampliar o número de mulheres filiadas e ativas no movimento, além de marcar presença em todos os importantes acontecimentos políticos do estado. “Nossa meta é alcançar o maior número de mulheres filiadas e ativas no movimento e estar presente em todos os importantes acontecimentos políticos de nosso estado”, reforça.

Para as mulheres que desejam participar da política, Darbilene deixa uma mensagem encorajadora: “Nunca desista. Nunca aceite menos do que o que você merece. O processo de inserção da mulher na política é um caminho sem volta. É um compromisso de todas, para todas”, conclui.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend