As aulas são gratuitas e estão abertas ao público a partir dos 6 anos de idade
Publicado em 14/5/2025 - 09:17
São Paulo (SP) – A secretária estadual de Esportes de São Paulo, Coronel Helena Reis (Republicanos-SP), segue ampliando o acesso ao esporte com ações que unem inclusão, bem-estar e contato com a natureza. Uma das iniciativas mais recentes da sua gestão é o projeto Surf Para Todos, que deu início na Praia da Boraceia, em São Sebastião, com o objetivo de democratizar a prática do surf entre crianças, jovens, adultos e pessoas com deficiência.
Idealizado com apoio da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, o projeto terá duração de um ano e passará por diferentes praias do litoral paulista, como Juqueí, Camburi, Maresias e Guaecá. As aulas, que acontecem de quinta a domingo, das 9h às 16h, são gratuitas e abertas ao público a partir dos 6 anos de idade.

“São poucos os esportes que permitem o contato integral com a natureza. O surf é inspirador. Queremos aproveitar que a modalidade vem numa crescente no Brasil, com títulos mundiais e olímpicos, e atletas que ditam tendência, para democratizar esse esporte, colocá-lo à mão de quem não frequenta a praia ou não sabe como pegar onda”, destacou a secretária Coronel Helena.
A programação inclui teoria e prática, com apresentação dos equipamentos, regras de segurança, aquecimento e instruções sobre os primeiros movimentos na água. A proposta não é formar atletas profissionais, mas garantir que mais pessoas tenham acesso a essa experiência transformadora.
Além das atividades físicas, o projeto também se dedica a estudar a relação entre o surf e a saúde mental. Um levantamento será realizado com os participantes para compor um banco de dados sobre os impactos positivos do esporte no bem-estar emocional dos praticantes.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional
Foto 1 – Rodrigo Costa
Foto 2 – Projeto Surf Para Todos

