“Me sinto acolhida pelas Mulheres Republicanas”, afirma a vereadora
Publicado em 16/7/2025 - 14:21
Gramado dos Loureiros (RS) – A vereadora republicana Tati Galli comemorou a aprovação e sanção de três importantes projetos de lei desenvolvidos com o apoio técnico do projeto Legislação 10, promovido pelo Mulheres Republicanas. As propostas, que agora integram o calendário oficial da cidade, têm como foco a defesa da infância, da mulher e da pessoa idosa, causas que refletem diretamente os valores do Movimento.
“O comprometimento e parceria do Mulheres Republicanas têm sido meu alicerce. Como vereadora de primeiro mandato, recebo orientações, apoio e sugestões de pautas que fazem toda a diferença. O trabalho incansável do Movimento tem sido essencial para que minha atuação seja mais forte, mais presente e, acima de tudo, mais efetiva no meu município. Me sinto acolhida pelo Movimento”, declara Tatiana.
Entre as legislações, destacam-se três importantes leis de impacto social. A primeira é a Lei Municipal nº 1582/2025, que institui o “Maio Laranja”, dedicado à conscientização, prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A norma inclui ações educativas, e de mobilização social, como forma de sensibilizar toda a comunidade. Já a Lei Municipal nº 1594/2025 cria o “Junho Violeta”, mês voltado à prevenção e enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, com foco em campanhas de valorização, atividades formativas e articulação com a rede local de proteção. Por fim, a Lei Municipal nº 1599/2025 estabelece a Política Municipal de Prevenção e Combate à Violência contra a Mulher, com diretrizes para campanhas permanentes de conscientização, capacitação de servidores, criação de canais de denúncia e parcerias institucionais. Além disso, institui a Semana Municipal de Prevenção à Violência contra a Mulher, a ser realizada, anualmente, na semana do dia 25 de novembro.
Legislação 10
O projeto Legislação 10, do Mulheres Republicanas, tem como objetivo orientar, assessorar e fortalecer o trabalho das parlamentares, principalmente em seus primeiros mandatos. Com sugestões de projetos de lei, materiais técnicos e acompanhamento de pautas de impacto social, o Movimento vem ampliando a presença e a qualidade da atuação política de mulheres nos legislativos municipais e estaduais.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

