Câmara aprova divulgação da Central de Interpretação de Libras em Goiânia

Projeto é de autoria da vereadora republicana Sabrina Garcez

Publicado em 12/6/2024 - 10:00

Goiânia (GO) – A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta terça-feira (11), projeto de lei (PL 349/2023) para divulgação da Central de Interpretação de Libras do Município nos estabelecimentos que realizam atendimento ao público. O texto é de autoria da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos).

Segundo a proposta, a divulgação ocorrerá por meio de cartazes e da distribuição de folhetos, com informações sobre telefone, endereço e horário de atendimento.

“Embora seja um importante serviço para a comunidade surda, parte dela ainda não conhece a Central de Libras. Vamos solicitar à Prefeitura ampla divulgação nos espaços que realizam atendimento ao público”, afirmou a autora da matéria.

“O acesso à informação é a melhor forma para assegurar que a comunidade surda usufrua desse serviço que resguarda a dignidade da pessoa humana, razão pela qual a fixação de cartazes e a distribuição de folhetos e de cartões informativos, nesses ambientes, toma-se imprescindível”, acrescentou.

Sabrina Garcez também agradeceu ao vereador Willian Veloso, responsável pela destinação de emenda impositiva ao orçamento municipal para manutenção da Central de Libras.

Conheça a Central

Criada em 2016, a Central de Interpretação de Libras compõe a estrutura da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas. O órgão conta com intérpretes, que atendem a população surda na tradução da Língua Portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em serviços de saúde, de justiça, de documentação civil, entre outros. Mediante agendamento, o usuário surdo comparece, no dia e horário marcados, ao estabelecimento de atendimento ao público, acompanhado de tradutor intérprete.

No ano passado, a Central realizou 1.300 atendimentos. Em 2024, até junho, o número já chega a mil. Pela primeira vez, o órgão está sob coordenação de uma pessoa surda – fato apontado como uma das razões para a alta nos atendimentos. Ao acompanhar a votação em Plenário, a atual coordenadora, Maísa Silva, reconheceu a importância da divulgação do serviço para garantir autonomia aos surdos.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz.

Com informações da Ascom – Câmara Municipal de Goiânia

Reportar Erro
Send this to a friend