Atuação do Mulheres Republicanas garante adequação da Lei do Agosto Lilás para incluir o Projeto Banco Vermelho em MS

Iniciativa visa alinhar a legislação estadual à Lei Federal nº 14.448/2022, promovendo ações de conscientização e enfrentamento ao feminicídio

Publicado em 17/7/2025 - 14:03

Campo Grande (MS) – Uma ação articulada pelo Mulheres Republicanas de Mato Grosso do Sul, liderado pela secretária estadual Raquel Correia, garantirá a adequação da legislação estadual, que institui a campanha Agosto Lilás, à implementação do Projeto Banco Vermelho. A proposta visa reforçar o enfrentamento à violência contra a mulher, por meio de uma ação simbólica e educativa com grande potencial de impacto social.

O pedido foi protocolado por Raquel junto ao gabinete do deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos-MS). Foi a lei estadual nº 4.969/2016, que criou a campanha Agosto Lilás no Mato Grosso do Sul, o primeiro estado do país a instituí-la. A nova proposta atualiza a norma vigente à luz da Lei Federal nº 14.448/2022, que estabelece os bancos vermelhos como instrumentos permanentes de conscientização e combate ao feminicídio.

A mobilização estadual surgiu a partir de uma reunião nacional do Movimento – Live 10! Conquistas e novidades -, liderada pela secretária nacional, senadora Damares Alves, com participação das secretarias estaduais e do Instituto Banco Vermelho.

O Projeto Banco Vermelho consiste na instalação de bancos pintados com frases de impacto e informações úteis, como o número de denúncia Ligue 180, em locais públicos de grande circulação. A proposta também inclui o modelo Banco Vermelho Gigante, transformando os bancos em marcos permanentes da campanha Feminicídio Zero, promovendo reflexão, visibilidade e estímulo à denúncia.

“Nosso pedido representa a força e a união das Mulheres Republicanas de Mato Grosso do Sul. Estamos comprometidas em atualizar a legislação para que ela dialogue com os avanços nacionais e, acima de tudo, salve vidas, por meio da informação e da mobilização pública”, afirmou Raquel Correia.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend