Durante sessão na Câmara, republicana destacou necessidade de atenção à região Norte do Brasil
Publicado em 3/12/2025 - 11:51
Brasília (DF) – Durante sessão solene na Câmara Federal, em homenagem ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, realizada nessa segunda-feira (1º), a deputada federal e secretária do Mulheres Republicanas Acre, Antônia Lúcia (Republicanos-AC), reforçou o compromisso com ações de prevenção, cuidado e fortalecimento das políticas de saúde.
A republicana ressaltou a necessidade de atenção redobrada à região Norte do país. Conforme destacou, estados como Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins registram taxas elevadas de detecção de HIV/aids, com destaque para o Amazonas, apontado entre os estados com maiores índices de detecção. A avaliação, segundo ela, está baseada em boletins epidemiológicos, recentes, do Ministério da Saúde.
“A situação acende um alerta urgente para reforçarmos as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento na Amazônia”, afirmou. A deputada também defendeu a ampliação de estratégias que garantam acesso à rede de saúde e proteção social, especialmente em territórios com maiores desafios de cobertura assistencial.
Antônia Lúcia reforçou que a pauta da saúde deve caminhar junto às causas sociais. “Defendo as causas sociais porque acredito que ninguém pode ficar para trás”, declarou, enfatizando a importância de empatia, responsabilidade e compromisso com a vida.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional






