Anápolis terá campanha “Coração de Mulher”

Proposta por Cleide Hilário, iniciativa é voltada para prevenção e ao diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares em mulheres

Publicado em 6/11/2025 - 13:33

Anápolis (GO) – A Câmara Municipal aprovou, nesta quarta-feira (5), projeto de lei de autoria da vereadora Cleide Hilário (Republicanos) que institui a Campanha Municipal “Coração de Mulher”, voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares em mulheres.

A republicana explica que as doenças cardiovasculares são, atualmente, a principal causa de morte entre mulheres no mundo, superando inclusive o câncer. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 19,8 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência de problemas cardíacos, e grande parte dessas mortes ocorre em mulheres. No Brasil, dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontam que a doença isquêmica do coração e o acidente vascular cerebral (AVC) estão entre as principais causas de morte feminina.

O texto aprovado determina que a campanha seja realizada anualmente, na última semana de setembro, em consonância com o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro. A ação passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Anápolis.

O objetivo da Campanha “Coração de Mulher”, segundo Cleide Hilário, é alertar e orientar as mulheres anapolinas sobre os riscos, sintomas e sinais das doenças cardiovasculares, promovendo uma série de atividades voltadas à prevenção. A iniciativa reunirá profissionais da saúde, entidades da sociedade civil e grupos de mulheres para oferecer palestras, orientações nutricionais, exames preventivos e aferição de pressão arterial.

Durante a semana da campanha, a Câmara Municipal intensificará a divulgação das ações por meio de seus canais oficiais, informando a população sobre locais e horários das atividades gratuitas voltadas ao público feminino.

Para a vereadora Cleide Hilário, a iniciativa é um marco na promoção da saúde da mulher e surge diante do aumento dos casos de doenças cardíacas, especialmente entre mulheres acima dos 45 anos, quando há mudanças hormonais e maior incidência de colesterol e pressão arterial elevados. “Muitas vezes, os sintomas nas mulheres são silenciosos e confundidos com outras condições. Por isso, é essencial conscientizar e facilitar o acesso à informação e à prevenção. Cuidar do coração é cuidar da vida”, destacou a parlamentar.

Por Ascom – Ascom – vereadora Cleide Hilário

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend