Aline Gurgel e Rosangela Gomes participam da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social em Brasília

Evento reúne gestores para avaliar a assistência social e definir prioridades do III Plano Decenal

Publicado em 10/12/2025 - 08:14

Brasília (DF) – As secretárias republicanas Aline Gurgel (Assistência Social do Amapá) e Rosangela Gomes (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro) participam em Brasília da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que celebra os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento reúne gestores, trabalhadores, usuários e representantes da sociedade civil de todo o país para avaliar a Política Nacional de Assistência Social, definir diretrizes de aprimoramento do sistema e estabelecer prioridades para o III Plano Decenal de Assistência Social.

A conferência conta com mesas temáticas, plenárias deliberativas e atividades voltadas ao fortalecimento da participação social, considerada essencial para a construção e o controle social das políticas públicas.

Para Rosangela Gomes, a Conferência Nacional é um espaço decisivo para discutir avanços e desafios do SUAS. “Este encontro tem como propósito avaliar a Política Nacional de Assistência Social, definir diretrizes para o aprimoramento do sistema e estabelecer prioridades para o III Plano Decenal de Assistência Social”, destacou. Ela também enfatizou que a programação amplia o diálogo e fortalece a participação social.

Já Aline Gurgel ressaltou a presença expressiva do Amapá na programação nacional. A republicana informou que o estado participa com uma comitiva formada por 30 pessoas, entre delegados governamentais, sociedade civil e técnicos do SUAS. “O Amapá está presente com força”, afirmou. Durante sua participação, Aline agradeceu o apoio institucional para o fortalecimento da assistência social no estado e citou ações como a reorganização da estrutura da pasta, a valorização dos trabalhadores por meio de plano de cargos e remuneração e o incremento no cofinanciamento estadual aos municípios. Segundo ela, o fortalecimento do repasse “fundo a fundo” contribui para manter serviços e atendimentos essenciais, especialmente na porta de entrada da política pública, como os CRAS, benefícios eventuais e serviços continuados.

As secretárias também destacaram que o debate nacional sobre os 20 anos do SUAS reforça a assistência social como política de proteção, garantia de direitos e enfrentamento das desigualdades. “É um momento histórico, de proteção social, construção e resistência”, pontuou Aline, ao defender a ampliação do diálogo entre gestão e usuários.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend