Republicano participou da abertura do Fórum de Crédito e Endividamento Rural, promovido pela Aprosoja-MT em Cuiabá
Publicado em 16/9/2025 - 15:00
Cuiabá (MS) – O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), reafirmou seu compromisso em fortalecer áreas estratégicas como infraestrutura, saúde e educação, além de apoiar o agronegócio e impulsionar o desenvolvimento das comunidades rurais em todo o estado. O republicano participou da abertura do Fórum de Crédito e Endividamento Rural, promovido pela Aprosoja-MT em Cuiabá nesta segunda-feira (15).
Segundo ele, é fundamental assegurar a integração entre as cidades e o campo, com estradas que permitam o escoamento da produção, acesso aos serviços públicos e mais oportunidades de crescimento. “Nos últimos sete anos, construímos mais de seis mil quilômetros de rodovias, conectando comunidades antes isoladas. Essas estradas são essenciais para o escoamento da produção e para garantir o desenvolvimento do interior. O Estado vai continuar fazendo as estradas que vocês precisam”, disse.
Mais investimentos
Pivetta destacou que o governo está ampliando a rede de saúde, com a construção de seis hospitais de grande porte em diferentes regiões, e investindo em escolas que garantam educação de qualidade, capazes de preparar as crianças para se tornarem mato-grossenses independentes e bem-sucedidos.
Edilson Damião também enfatizou que a expansão agrícola de Mato Grosso deve ser conduzida de forma equilibrada e sustentável. Segundo ele, a prioridade é recuperar áreas improdutivas, transformando terras abandonadas em espaços produtivos e rentáveis. “Nosso compromisso é gerar emprego e renda sem abrir mão da preservação ambiental, respeitando a legislação e garantindo qualidade de vida para as próximas gerações”, completou.
O republicano também relatou uma missão recente realizada nos Estados Unidos, onde percorreu mais de dois mil quilômetros para conhecer de perto experiências agrícolas e modelos de desenvolvimento rural. “Fomos observar o que é feito lá e comparar com a nossa realidade. E concluí que, em muitos aspectos, o que praticamos em Mato Grosso é ainda mais avançado. O agricultor mato-grossense é altamente qualificado, utiliza tecnologia de ponta, consegue colher duas safras em menos de oito meses e conduz sua produção com eficiência e sustentabilidade”, afirmou.
Ao falar sobre os investimentos destinados à agricultura familiar e de pequena escala, Pivetta ressaltou que, somente até o primeiro semestre de 2025, já foram aplicados R$ 509,9 milhões, um crescimento significativo em relação a 2019. Esses recursos têm sido direcionados para crédito, fomento e infraestrutura, beneficiando mais de 37 mil propriedades rurais com a entrega de máquinas, caminhões, equipamentos e insumos.
Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO



