No Marrocos, Wanderlei Barbosa destaca potencial agropecuário do Tocantins

Durante o LIDE Brazil Morocco Forum, governador defendeu sustentabilidade, logística e parcerias comerciais como vetores do crescimento regional

Publicado em 10/7/2025 - 09:00

Marrakech (MAR) – O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), apresentou nesta quarta-feira (09), em Marrakech, Marrocos, as potencialidades do agronegócio tocantinense durante o LIDE Brazil Morocco Forum, um dos principais eventos internacionais de negócios entre Brasil e Marrocos. Barbosa foi um dos palestrantes do painel de abertura “Agronegócio e Segurança Alimentar”, que discutiu a expansão do mercado agrícola marroquino para produtos brasileiros.

No discurso, Wanderlei destacou a vocação produtiva do Tocantins e sua posição estratégica no contexto da região do Matopiba, que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Ele ressaltou que, mesmo sendo o estado mais jovem do Brasil, o Tocantins já se consolida como referência na produção agropecuária da região Norte e da Amazônia. “Nosso objetivo é um crescimento econômico focado na sustentabilidade. O Tocantins vai continuar crescendo com essa vocação: sendo um estado produtivo e estratégico para o escoamento da produção de toda uma região. Vamos partir agora, para a industrialização, por isso que estou aqui neste evento”, afirmou.

O governador também ressaltou os diferenciais logísticos do estado, como a Ferrovia Norte-Sul e a integração com importantes rodovias federais e enfatizou ainda a importância de parcerias internacionais, especialmente com o Marrocos, que é um dos principais exportadores de fosfato no mundo — insumo essencial para a produção de fertilizantes utilizados na agricultura tocantinense. “Temos terras férteis e produtivas e precisamos de insumos como o fosfato. Essa cooperação é fundamental para fortalecer ainda mais o nosso agronegócio”, completou.

Sobre o LIDE Brazil Morocco Forum

Promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), o evento ocorre entre 8 e 11 de julho em Marrakech. A iniciativa busca fortalecer os laços econômicos, diplomáticos e institucionais entre Brasil e Marrocos, reunindo autoridades e empresários para debater investimentos e cooperação em setores como agricultura, energia, infraestrutura e inovação.

Texto: Ascom Governo do Tocantins
Fotos: cedidas

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend