“O incentivo ao uso de bicicletas vai ajudar tanto a mobilidade urbana quanto na redução da emissão de gases do efeito estufa”, destaca o deputado estadual João Luiz (PRB-AM)
Publicado em 27/3/2019 - 00:00
Atualizado em 13/7/2020 - 09:00
Manaus (AM) – Os crescentes problemas de mobilidade urbana, tanto na capital quanto no interior, levaram o deputado estadual João Luiz (PRB-AM) a indicar ao Governo do Estado do Amazonas que adote novas diretrizes para orientar as políticas públicas relacionadas ao setor, entre as quais se destaca o incentivo ao uso da bicicleta como modalidade de transporte regular e a exigência de criação de ciclovias em projetos de execução de obras de construção, ampliação ou adequação de vias urbanas destinadas à circulação de veículos.
De acordo com o parlamentar, a implementação de ciclovias nos projetos de obras nas vias públicas vai ajudar na mobilidade urbana sustentável, com o objetivo de melhorar o fluxo de tráfego, proporcionar melhoria ao meio ambiente e promover a segurança dos cidadãos.
“O incentivo ao uso de bicicletas vai ajudar tanto a mobilidade urbana quanto na redução da emissão de gases do efeito estufa, contribuindo com a natureza e saúde da população. Este projeto tem dado certo em muitas capitais do país e no Amazonas não será diferente”, afirmou o republicano.
João Luiz também solicitou ao governo que implemente ciclovias nas principais vias públicas, tornando o Amazonas um dos estados que conta com em sua malha viária, com espaço reservado e de segurança para os ciclistas. “Com a implementação da ciclovia haverá redução no número de acidentes envolvendo ciclistas. Para que isso ocorra deve haver um planejamento cicloviário e a adequada segurança deste espaço, diminuindo assim o risco de acidentes envolvendo carros e bicicletas. A proposta pretende facilitar a convivência entre condutores de veículos automotores e condutores de bicicletas, que terão espaço reservado e adequado”, ressaltou o deputado do PRB.
Dados
Levantamento feito pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) apontou que apenas 4% da população adulta usa a bicicleta como meio de transporte no país.
Texto e foto: Ascom – deputado estadual João Luiz