Governo de SP mantém gabinete de crise e intensifica monitoramento de queimadas no interior do estado

Governador Tarcisio de Freitas vem participando ativamente dos trabalhos 

Publicado em 27/8/2024 - 10:59

São Paulo (SP) – O Governo de São Paulo segue com as operações do gabinete de crise e do posto avançado em Ribeirão Preto para monitorar e responder rapidamente às queimadas que afetam o interior do estado. Ontem (26), não houve focos de incêndio ativos, mas 48 municípios paulistas continuam em alerta máximo, conforme dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil.

Com a melhora nas condições, todas as rodovias estaduais estão liberadas. O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e a Artesp seguem monitorando as vias para agir rapidamente em caso de novos focos de fogo ou fumaça, que possam prejudicar a visibilidade.

Impacto nas instituições de ensino e ações de combate

As aulas nas escolas da rede estadual foram mantidas após avaliação da Secretaria de Estado da Educação e da Defesa Civil. No entanto, algumas Etecs da região de Ribeirão Preto e Franca, incluindo as de Serrana, São Joaquim da Barra, Batatais, Miguelópolis e outras, optaram por aulas remotas.

A Polícia Civil está focada na investigação de incêndios criminosos, com três prisões já efetuadas nas cidades de São José do Rio Preto, Batatais e Guaraci.

Desde a última sexta-feira (24), quando o gabinete de crise foi ativado, mais de 15 mil pessoas estão envolvidas nas operações de combate ao fogo, assistência à população e planejamento estratégico. O governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decretou situação de emergência por 180 dias em 45 municípios devido às queimadas ocorridas entre 4 e 24 de agosto.

O governo federal também apoia as ações, enviando sete aeronaves, incluindo um KC-390, para auxiliar no combate aos incêndios, além de dez aeronaves da Polícia Militar e mais de 3 mil veículos envolvidos nas operações.

Condições meteorológicas elevam risco de novos focos

Nesta terça-feira (27), teremos temperaturas subindo ao longo do dia com a umidade relativa do ar baixa. Ontem, ela chegou a níveis críticos abaixo de 30% em grande parte do estado, aumentando o risco de incêndios florestais.

Medidas emergenciais ao produtor rural

O governo estadual disponibilizou R$ 100 milhões para subvenção ao seguro rural, visando mitigar os impactos das perdas de produção causadas pelas queimadas e pela seca. A subvenção, oferecida pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), pode chegar a até 30%, dependendo da cultura produtiva, com limite de R$ 25 mil por produtor rural.

Plano emergencial de saúde

No ultimo domingo (25), Tarcísio de Freitas anunciou um plano emergencial na área da saúde para a região de Ribeirão Preto, uma das mais críticas do estado. Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP-USP), o plano inclui ampliação dos serviços de telemedicina, uso de poltronas e leitos de observação para atendimentos rápidos e distribuição de kits de higiene para populações vulneráveis. Além disso, medidas para garantir o fornecimento de energia, água e climatização nas unidades de saúde também estão sendo implementadas. “Desde a semana passada, nós temos combatido os incêndios que acometem o estado de São Paulo. Existe um grande esforço entre agências, que une o Governo Federal, por meio das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros do Estado de SP, Polícia Militar, pra que a gente possa conter o avanço das chamas, garantir a segurança das pessoas e das indústrias e não vai parar até a gente resolver o problema”, disse o governador.

Orientações e prevenção

O governo reforça as recomendações para a população, especialmente para quem tem problemas respiratórios, destacando a importância do uso de máscaras caso precise sair de casa, da hidratação, evitar exercícios físicos ao ar livre, e se caso de sintomas agravados para quem tiver contato com fumaça de áreas de queimada, buscar por atendimento médico. Além disso, orienta que, ao avistar focos de incêndio, a população deve informar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199), evitando áreas de risco e contribuindo para a prevenção de novos incêndios.

Para mais informações e alertas, a Defesa Civil disponibiliza um serviço de SMS. Basta enviar o CEP para o número 40199 e receber atualizações diretamente no celular.

48 municípios em alerta máximo para incêndio:
Monte Alegre do Sul
Alumínio
Santo Antônio do Aracanguá
Piracicaba
Pontal
Monte Azul Paulista
Sertãozinho
Torrinha
Santo Antônio da Alegria
Nova Granada
Iacanga
Taquarituba
Coronel Macedo
Ubarana
Pompeia
Boa Esperança do Sul
Pitangueiras
Salmourão
Lucélia
Poloni
Dourado
Sabino
Jaú
Pirapora do Bom Jesus
Itápolis
Itirapina
Bernardino de Campos
São Simão
Presidente Epitácio
Bebedouro
Bananal
São Luís do Paraitinga
Ibitinga
Tabatinga
Brodowski
Luís Antônio
Pedregulho
Tambaú
Urupês
Turiúba
Arealva
Pradópolis
Altinópolis
Paulo de Faria
Águas da Prata
Morro Agudo
Batatais
Barrinha

Texto e fotos: Governo do Estado de SP

Reportar Erro
Send this to a friend