Governo de SP lança 30 ações voltadas ao meio ambiente

Iniciativas foram anunciadas no Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado em 6/6/2025 - 11:30 Atualizado em 10/6/2025 - 11:03

São Paulo (SP) – Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo do Estado de São Paulo promoveu, nesta quinta-feira (05), uma série de lançamentos voltados à consolidação de sua política ambiental. Durante evento realizado no Parque Villa-Lobos, na capital paulista, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) apresentou cerca de 30 ações dentro dos seis eixos estratégicos do Plano Estadual de Meio Ambiente.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo os secretários de Estado, além de representantes da Defesa Civil, Fundação Florestal, USP, parlamentares e especialistas.

Política ambiental estruturada e integrada

Desde o lançamento do plano há dois anos, o Estado tem se dedicado à implementação de medidas nos eixos de resiliência e adaptação climática, biodiversidade, bioeconomia e finanças verdes, educação ambiental, fortalecimento institucional e valorização de parques. Entre os destaques estão:

Programa Estadual de Educação Ambiental (PROEEA)

Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática (PEARC)

RefaunaSP, que promove a reintrodução de espécies nativas nas unidades de conservação

Memorando com a World Biogas Association (WBA) para valorização do biometano

O governador destacou o trabalho que vem sendo feito pela atual gestão. “Em 2023, quando foi colocado nosso Plano Estadual de Meio Ambiente, definimos os pilares com que trabalharíamos. Dois anos depois, percebemos o quanto avançamos. Trocamos o discurso pela ação”, destacou.

Avanços em resiliência e adaptação climática

O PEARC teve sua versão final apresentada após receber mais de 600 contribuições da sociedade, incorporando 70% delas. Com 46 ações e 101 subações priorizadas para os próximos três anos, o plano se estrutura em cinco eixos temáticos e dois transversais, destacando a justiça climática e a infraestrutura.

Como primeira ação prática, foi assinado o decreto que reorganiza o programa São Paulo Sempre Alerta, ampliando sua atuação frente a eventos climáticos extremos. O Comitê Gestor da Política Estadual de Mudanças Climáticas ficará responsável pelo monitoramento das medidas.

Bioeconomia e inovação verde

A iniciativa Pró-Araucária visa preservar a espécie ameaçada Araucaria angustifolia, fomentando a produção de pinhão por pequenos agricultores da região de Cunha. Ao mesmo tempo, promove a restauração ambiental e gera renda.

Também foi anunciada uma parceria com a World Biogas Association, prevendo a elaboração de um plano para expansão da indústria de biogás e biometano. A nova versão do aplicativo Conecta Biometano SP, voltada à articulação entre fornecedores e desenvolvedores de projetos de descarbonização, já está disponível nas principais lojas virtuais.

Prevenção de incêndios e mobilização internacional

A fase vermelha da Operação São Paulo Sem Fogo foi ativada, ampliando os esforços de prevenção e combate a incêndios florestais. Já pensando na agenda ambiental global, o governo paulista também confirmou a realização do Summit Agenda SP+Verde, evento pré-COP marcado para os dias 4 e 5 de novembro, no mesmo parque. “Estamos colhendo os frutos do que foi plantado com responsabilidade. Saímos do discurso para a ação. Esse trabalho vai transformar a forma como lidamos com o meio ambiente”, finalizou Tarcísio de Freitas.

Texto: Com informações do Governo do Estado de SP
Fotos: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend