Iniciativa visa transformar na cidade em hub de inovação voltado à defesa e segurança
Publicado em 13/8/2025 - 10:40
Atualizado em 15/8/2025 - 11:35

Campinas (SP) – Campinas deu o primeiro passo para se tornar referência nacional em tecnologia de defesa e segurança. Na última segunda-feira (11), o prefeito Dário Saadi (Republicanos) assinou um memorando de entendimento com o Governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o Exército Brasileiro para iniciar os estudos de implantação de um novo polo tecnológico na cidade.
O futuro Centro de Ciência e Tecnologia do Exército será instalado em uma área de aproximadamente 200 mil metros quadrados pertencente à Coudelaria do Exército, localizada entre Campinas e Valinhos. O espaço deve abrigar startups e empresas voltadas às áreas de segurança, vigilância e defesa.
Articulação conjunta
A assinatura do acordo ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, em São Paulo. Além do prefeito e do governador, também estiveram presentes o general Achilles Furlan Neto, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro, e do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan.

Segundo o general, o projeto vem sendo pensado desde o final da década de 1970. “Campinas foi uma escolha óbvia pelo centro de inovação que a cidade é e sempre foi. Agora, com o apoio da Prefeitura e do Governo de São Paulo, o Exército conseguiu finalmente realizar esse objetivo”, disse.
Planejamento e fases do projeto
O memorando assinado tem validade de cinco anos e contempla a realização de estudos técnicos, institucionais e jurídicos que vão definir as formas de participação e os compromissos de cada ente envolvido. Um núcleo será criado para coordenar os estudos entre a Prefeitura, o Governo do Estado e o Exército.
Entre os pontos que serão avaliados estão:
- Financiamento e infraestrutura física: construção de laboratórios, centros de pesquisa, áreas para startups e testes;
- Captação de talentos e estímulo à pesquisa;
- Criação de ambientes de inovação com regulamentações e certificações específicas;
- Integração entre os setores público, privado e acadêmico.

Além das empresas voltadas à defesa e segurança, outras áreas poderão ser contempladas futuramente, conforme o avanço dos estudos e o chamamento público previsto.
Dário Saadi comemorou a assinatura do termo. “Hoje lançamos a semente de um ecossistema inovador que vai integrar ciência e tecnologia, consolidando Campinas como referência nacional e internacional em inovação”, destacou o prefeito.
Tarcísio de Freitas também comemorou a iniciativa. “Nada melhor do que uma cidade estruturada e vocacionada para educação, ciência e tecnologia como Campinas para sediar esse projeto. Tenho certeza de que essa iniciativa vai fazer muita diferença na nossa cidade”, afirmou.
Fortalecimento da pesquisa e da inovação
Durante o evento, também foi assinado um acordo entre o Exército e o Governo do Estado para a criação do Instituto de Pesquisas Estratégicas de São Paulo (Ipesp), que será sediado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), reforçando o compromisso com o desenvolvimento científico.
Texto: Com informações da Ascom Prefeitura de Campinas
Foto: Rogério Capela/Ascom Prefeitura de Campinas






