Reunião discute políticas públicas para pessoas em situação de rua no Rio

Reunião discute políticas públicas para pessoas em situação de rua no Rio

A reunião foi promovida pelo deputado estadual Danniel Librelon, autor da lei que institui a Semana Estadual da Visibilidade da Pessoa em Situação de Rua no Rio

Rio de Janeiro (RJ) – O enfrentamento dos problemas relacionados à população em situação de rua tem se tornado um desafio permanente para os gestores de políticas sociais. É um público complexo, que demanda diferentes esforços e ações na condução de políticas públicas que precisam de eficiência na promoção da cidadania dessas pessoas, para que saiam da situação de exclusão e possam ser reinseridas no contexto social.

Com base nisso, o deputado estadual Danniel Librelon (Republicanos-RJ), realizou na sexta feira (4), a primeira reunião da Comissão Especial para Discutir e Analisar o Problema Crescente da População em Situação de Rua e Traçar Uma Radiografia Atualizada da Questão no Estado do Rio de Janeiro. A reunião aconteceu na Assembleia Legislativa, e contou com a participação de autoridades e representantes do poder público.

Como presidente da Comissão Especial, Danniel Librelon trouxe à baila as informações incertas dos últimos dados divulgados, relacionado ao número de pessoas em situação de rua.

O republicano levantou os seguintes questionamentos: quantos homens, mulheres e crianças há nas ruas? Dos que estão em situação de rua, quantos são dependentes químicos? Quais as áreas de maior concentração de pessoas no estado? Quais as áreas que estão mapeadas para o recolhimento dessas pessoas?

O objetivo dos questionamentos é reunir dados das Secretarias do Estado, Secretarias Municipais, assim como de todos os órgãos públicos envolvidos, pesquisadores, membros da sociedade civil e entidades do terceiro setor diretamente engajados no processo de acolhimento e tratamento da população em situação de rua, a fim de poder traçar uma radiografia o mais próximo possível da situação atual, para desta forma avançar na construção de políticas públicas.

“É um trabalho árduo, que requer tempo e dedicação de todos nós. Precisamos primeiro saber a real estimativa dessas pessoas, trabalhar políticas públicas que venham acolher e reinserir com dignidade e responsabilidade e nós abraçamos essa causa porque foi ela que aqui nos trouxe. Somos a voz das pessoas em situação de rua, não vamos medir esforços para ajudá-las e resgatá-las das ruas”, afirmou o parlamentar.

Participaram da reunião o Sr. Edmar Santos, Secretário Estadual de Saúde / a Promotora Drª. Barbara Salomão Spier, da 4ª Promotoria de Tutela Coletiva e Defesa da Cidadania do Estado do Rio De Janeiro / Srª. Ana Paula Salomão, Superintendente de Proteção Especial da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e, a Drª Carla Beatriz Nunes Maia, Defensora Pública do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos.

Texto e fotos: Ascom – deputado estadual Danniel Librelon 
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.