Ariana Aquino também está reativando poços que não funcionavam em pontos estratégicos da cidade cearense
Publicado em 24/3/2021 - 13:00
Paraipaba (CE) – A prefeita da cidade de Paraipaba, Ariana Aquino (Republicanos), está trazendo inovação, tecnologia, além de um item importante para a cidade, o abastecimento de água. Em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), a prefeitura está perfurando poços profundos com chafariz, equipados com sistema de energia solar para abastecer as comunidades que mais precisam. Além de resolver os problemas ocasionados pela falta d’água, as placas de energia vão fazer com que o cidadão possa economizar no custo de energia elétrica.
No mês que se comemora o dia mundial da água (22 de março), a republicana afirma que a água é um direito de todos. “Água é vida, e o compromisso dessa gestão é cuidar do povo e o compromisso sendo cumprido”, destaca. A republicana lembra que o poço foi uma das propostas durante a campanha. “Durante toda a campanha eleitoral, me comprometi com a população sobre a perfuração de poços profundos com sistema de placas de energia solar para as famílias desassistidas por abastecimento d’água e com dificuldade nas altas contas de energia”, reitera.
A ideia da prefeita é perfurar 500 poços durante os quatro anos de gestão. Em janeiro e fevereiro, com apenas dois meses à frente da prefeitura, Ariana ressalta que já foram perfurados cinco poços. “Passo a passo nós vamos construindo o futuro”, diz.
Bombas novas para a população
A prefeita também está instalando novas bombas em locais onde foram perfurados poços, que estavam inativos em locais estratégicos da cidade. A exemplo disso, o poço que foi cavado há seis anos em frente ao Posto de Saúde do Camburão, não funcionava por falta de uma simples bomba. Com sete dias de gestão a prefeitura não só instalou uma bomba nova, mas também construiu um chafariz para abastecer parte da população dessa localidade tão desassistida.
Outro ponto foi o cacimbão que abastece o ponto de apoio de saúde do D2 e algumas casas da localidade. “Em janeiro descobrimos que a bomba que abastece a água do ponto de apoio estava queimada há dois anos, de pronto a bomba foi trocada e já está em pleno funcionamento. Sei que parece muito pouco diante de tudo que ainda há́ para se fazer. Mas soluções rápidas em coisas tão simples irão de pouquinho em pouquinho fazendo toda a diferença”, diz Ariana.
Por Gisele Rocha/Ascom Mulheres Republicanas
Foto: cedida

