Vereador do PRB promoveu um simpósio para discutir políticas eficientes para melhorias no setor de segurança pública da cidade e da região
Publicado em 22/7/2017 - 00:00
Ribeirão Preto (SP) – Na última semana, foi realizado o 1º Simpósio de Segurança Pública de Ribeirão Preto, na Câmara Municipal, que reuniu diversas autoridades para discutir políticas eficientes para melhorias no setor de segurança pública da cidade e da região. O evento foi idealizado pelo vereador Otoniel Lima (PRB).
A ação contou com a participação de representantes de diversos órgãos, como Polícia Federal, Civil, Rodoviária e Militar, do Ministério Público, OAB, Tribunal de Contas de São Paulo, Guarda Civil Municipal, Conselho Tutelar, parlamentares e membros do Poder Executivo. O objetivo foi discutir políticas de melhorias e progresso no setor de segurança, tendo em vista a necessária discussão sobre o assunto, uma vez que os índices de criminalidade registrados pela Secretaria de Segurança Pública apontaram o aumento da criminalidade, principalmente nos crimes de furtos que apresentaram grande crescimento, além de roubos, lesão corporal e violência física, na comparação com o mesmo período de 2016.
Antecedendo o simpósio, foi realizada nas ruas do centro o 8º Encontro de Guardas Civis Municipais do Estado de São Paulo e a famosa Marcha Azul Marinho, onde guardas-civis de diversas cidades do estado marcharam em sinal de luta por melhores condições de trabalho e para despertar atenção da população e do poder público sobre a importância do trabalho por eles realizado.
O GCM Maurício Domingos Silva, o Naval, durante o simpósio palestrou sobre os desafios enfrentados pela GCM, e trazer à tona sobre a importância da Lei 13022, que dispõe das atribuições da Guarda Civil, para trazer os investimentos necessários para garantir a segurança preventiva da sociedade.
Com o plenário da Câmara repleto de integrantes da Guarda Municipal e sociedade civil, o autor e organizador do evento, o vereador Otoniel Lima citou a importância de debater sobre a segurança pública, e buscar mecanismos junto aos governos federais e estaduais melhorias diante do constante e preocupante crescimento da violência na cidade e na região. Além disso, por meio do simpósio, a intenção foi levar ao conhecimento da população o trabalho da GCM, que realiza atualmente a ronda ostensiva municipal, defesa civil, patrulhamento preventivo e ronda escolar. Por fim, o vereador enfatizou o baixo efetivo para uma cidade do tamanho de Ribeirão Preto, e que está lutando para que sejam feitas novas contratações, e mais investimentos em equipamentos.
Além da presença de diversos vereadores da Casa, estiveram presentes autoridades como o prefeito Duarte Nogueira; a superintendente da Guarda Civil Municipal, Monica Noccioli; o representante do Ministério Público, Dr. Felipe Locke; o Tenente Coronel da Polícia Militar, Ziul Martins Rodrigues; o representante da Polícia Federal, Christian Pezzi; representando a Polícia Civil, Dr. Paulo Picharro; representante da Polícia Civil Rodoviária, Marcio José Pontes; o presidente da ACIRP, Dorival Balbino de Souza; representando a OAB, Dr. José Rubens Hernandez; a conselheira tutelar Deborah SantAnna; a secretária da Educação, Suely Vilela; o juiz federal Dr. Augusto Martinez Perez; e os deputados Sebastião Santos (PRB) e Fausto Pinato.
Texto e fotos: Guilherme Deodato / Ascom – vereador Otoniel Lima
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.