Comissão do Senado aprova regras para comercialização de cosméticos orgânicos

O relator do projeto, senador Eduardo Lopes, destaca a importância da certificação nos cosméticos orgânicos

Publicado em 10/8/2017 - 00:00

O relator do projeto, senador Eduardo Lopes, destaca a importância da certificação nos cosméticos orgânicos

Brasília (DF) – A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) aprovou, nesta quarta-feira (9), o relatório do senador Eduardo Lopes Ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 532/2015, que define regras para comercialização de cosméticos orgânicos, de acordo com a Lei da Agricultura Orgânica.

A proposta determina que, para ser registrado, o produto deve antes ter seus insumos certificados em sistema orgânico de produção ou serem oriundos de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local. Com isso, o fabricante de cosmético será obrigado a comprovar os elementos utilizados no produto.

Lopes fez um alerta sobre a importância da certificação nos cosméticos orgânicos. “De fato, o consumidor pode ser induzido a erro a respeito da natureza orgânica de um produto cosmético, ao adquiri-lo sem a devida certificação”, destacou o senador em sua análise.

Não há regulamentação no Brasil para registro e comercialização de cosméticos orgânicos.

O projeto segue para a Câmara dos Deputados.

Texto e foto: Júnior Laurindo  / Ascom – senador Eduardo Lopes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend