Combate à “fake news” é defendido por Eduardo Lopes

Senador do PRB e o deputado federal Márcio Marinho lançaram a Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às Fake News

Publicado em 24/5/2018 - 00:00

Combate às “fake news” é defendido por Eduardo Lopes
Senador do PRB e o deputado federal Márcio Marinho lançaram a Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às Fake News

Brasília (DF) – As notícias falsas, mais conhecidas como fake news, estão presentes no nosso dia a dia e cada vez ganha mais força e repercussão. Pensando nisso, o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) juntamente com o deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA) lançaram, nesta quarta-feira (23), a Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às Fake News. 

O colegiado, que conta com o apoio de 218 deputados federais e 11 senadores, visa o monitoramento e o enfrentamento das questões ligadas às fake news, notadamente por meio das redes sociais, que vem causando prejuízos à verdade dos fatos e à liberdade de expressão não só no Brasil, como em inúmeras partes do mundo. “É sabido que as notícias são responsáveis por ajudar a construir a realidade e acontecimentos, mas também pode ser responsável por desconstruir realidades, como no caso da fake news”, destacou Eduardo Lopes.

As fake news estão espalhadas mundo a fora, e no cenário político não é diferente, bombardearam a última eleição presidencial americana, e no Brasil teve repercussões sérias nas eleições de 2014 e 2016. Eduardo Lopes citou, por exemplo, que durante as eleições para à Prefeitura do Rio de Janeiro, em 2016, Marcelo Crivella foi alvo de uma série de fake news. “Em 22 dias do 2º turno, foram 20 crises de imagens baseadas em fake news”, disse o senador se referindo ao atual prefeito do PRB.

Para Eduardo Lopes, as próximas eleições, com a nova legislação sobre financiamento de campanha, a tendência é que os candidatos utilizem um meio mais democrático e acessível por meio das plataformas digitais, como por exemplo, as redes sociais. E é nesse ambiente que tem se propagado com maior frequência as notícias falsas. “É preciso analisar com muito cuidado para não comprometer a defesa da liberdade de expressão e evitar censura”, disse Eduardo Lopes.

O assunto já tem trazido preocupação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ponto de se mobilizar para combater e inibir as fake news nas campanhas eleitorais deste ano.

Segundo o deputado Márcio Marinho, existe hoje uma lacuna entre o Poder Judiciário e sociedade e é preciso minimizar esse impacto que as fake News causam na vida das pessoas e das Instituições. “Será justamente na Frente Parlamentar que voltaremos todos os projetos que existem para que possamos discutir e assim solicitar ao presidente das duas Casas que votem as propostas e assim termos uma proteção a partir de uma lei, responsabilizando aqueles que usam esse espaço para prejudicar as pessoas”, afirmou o presidente da Frente, dizendo que pretende chamar os responsáveis de veículos de comunicação, plataforma digitais e do TSE para debater sobre as novas legislações.

Para o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes, é preciso valorizar os profissionais de comunicações que buscam levar a informação de forma correta, e ao mesmo tempo provocar o Congresso Nacional para que reveja a legislação para que se possa punir aqueles que promovem inverdades. “Faço votos para que a Frente possa alcançar seu objetivo com rapidez e ser uma ressonância para muitos outros Órgãos e Instituições do país que precisam estar atentos ao grande mal que afeta o mundo hoje”, disse o representante da Abratel.

O evento contou ainda com a participação da deputada Christine Yared, os deputados Celso Russomanno, João Fernando Coutinho, João Campos, Antonio Bulhões, Luiz Carlos Hauly, Sérgio Reis e Vinicius Carvalho, entre outras autoridades.

Texto: Júnior Laurindo / Ascom – senador Eduardo Lopes
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend