Vereador republicano participou de reunião da CPI que investiga possíveis irregularidades no transporte coletivo da capital catarinense
Publicado em 23/10/2019 - 00:00
Florianópolis (SC) – O vereador Claudinei Marques (Republicanos-SC) participou, na quinta-feira (17), de reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades no transporte coletivo da capital catarinense referentes ao processo de licitação para a concessão do serviço, aumento da tarifa ao longo dos anos e também da falta de utilização dos terminais da região continental e do bairro Saco dos Limões.
O relatório final da CPI foi apresentado durante a reunião na Câmara Municipal de Florianópolis. As investigações começaram no dia 18 de fevereiro de 2019 e desde o início, a comissão utilizou-se de todos os instrumentos permitidos por lei para apuração dos fatos, realizando diligências externas, solicitando documentos vinculados ao objeto investigado, ouvindo testemunhas e depoimentos dos investigados.
O texto final orienta que é fundamental importância que o sistema do transporte coletivo de Florianópolis, seja revisto, pois para quem não tem cartão de gratuidade ou trabalha e recebe o vale transporte (onde onera o empresário) gasta um quarto do salário mínimo em transporte coletivo.
” É necessário rever as diretrizes contratuais para aprimoramento e melhor atendimento a toda a população de nossa cidade, aprimorando a qualidade não somente da frota, mas também das rotas e vias de acesso em nossa capital, um serviço para todos e com qualidade. As diretrizes apresentadas pelo vereador Renato em relatório final são pilares básicos para solucionar e sanar as problemáticas do transporte coletivo de nossa capital”, disse Claudinei Marques.
A tarifa atual da capital Catarinense é um reflexo de seus custos e dos passageiros pagantes. Tem despesas com subsídios que poderiam ser absorvidas com verbas federais ou mesmo de outros municípios. Uma tarifa metropolitana poderia auxiliar nos custos com subsídios que somente o município de Florianópolis arque.
Hoje os custos são transferidos para os usuários que não tem direto a nenhuma gratuidade. Novas gratuidades deverão ser autorizadas com recursos que não venham do atual sistema.
O fato é que trânsito rodoviário de Florianópolis está saturado e precisa urgentemente de uma solução. Para isso é preciso investir e colocar em prática o transporte marítimo e investir em outras formas de transporte, inclusive nas polemicas ciclovias.
Texto e foto – Ascom – vereador Claudinei Marques
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.